Abertura do Projeto Lixo Zero acontece na Unidade Fundação Evangélica

Neste ano, quatro turmas do Ensino Médio farão parte do projeto
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
Abertura do Projeto Lixo Zero acontece na Unidade Fundação Evangélica

Foi dado início ao Projeto Lixo Zero nas turmas 1A, 1B, 2A e 2B do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica. Na manhã de 29 de março, os estudantes participaram de uma programação de abertura com falas das organizadoras do Projeto na IENH, Fernanda Kohlrausch e Rita Cunha.

Ocorrendo desde 2018, o Lixo Zero sempre foi desenvolvido com duas turmas na Instituição. Este é o primeiro ano que contará com o dobro de integrantes no objetivo de reduzir em 90% a produção de lixo nas salas de aula. As turmas só se tornam oficialmente Lixo Zero ao fim do projeto, caso atinjam a marca estabelecida.

Durante a abertura, Fernanda e Rita fizeram um momento de sensibilização sobre a questão ambiental relacionada à geração dos resíduos e explicaram o conceito Lixo Zero. A dupla também expôs gráficos de resíduos gerados, em um período de duas semanas, pelas turmas envolvidas. Ainda houve um depoimento de uma ex-aluna participante do Projeto, a Pâmela Broilo, que disse “parecer difícil no início”, mas que se torna um hábito que é levado para fora do ambiente escolar também.

De acordo com Fernanda, o Projeto Lixo Zero é caracterizado “por um conjunto de práticas que têm como objetivo a redução ao máximo da quantidade de lixo produzido”. Para isso, as professoras explicam que são necessárias a conscientização e a separação correta dos resíduos, mantendo-os como matéria e não os transformando em lixo. Fernanda também diz que espera “que muitos aprendam e mudem seus hábitos de escolha de produtos e gerenciamento dos resíduos a fim de contribuir com a sustentabilidade".