Acadêmicos realizam projetos voltados à prevenção ao abuso sexual na infância, físico e emocional

Atividade foi promovida na disciplina de Infância em Situação de Risco, do Curso de Psicologia
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Acadêmicos realizam projetos voltados à prevenção ao abuso sexual na infância, físico e emocional

Estudantes do Curso de Psicologia da Faculdade IENH estiveram envolvidos em projetos de extensão durante o primeiro semestre. Na disciplina de Infância em Situação de Risco, os acadêmicos trabalharam em cima da prevenção ao abuso sexual na infância, ao abuso físico e emocional, à exploração do trabalho infantil e aos planos de vida futuros na adolescência.

Foram realizados sete projetos de extensão comunitária, com o foco na prevenção primária. Em um deles, foi trabalhada a prevenção ao abuso sexual na infância a partir do “Semáforo do Toque”, realizado com crianças de uma escola pública de Novo Hamburgo. Os acadêmicos abordaram aspectos sobre receber e dar carinho de forma saudável entre crianças e adultos versus a identificação de situações de risco para o abuso sexual na infância.

A Professora Jeane Borges explica que “discutir o papel do psicólogo no contexto do desenvolvimento infanto-juvenil em situações de vulnerabilidade psicossocial e risco” é um dos objetivos da disciplina ministrada por ela. Assim, além dos aspectos teóricos abordados, buscou-se realizar atividades de extensão à comunidade de Novo Hamburgo e região, em escolas públicas e privadas e no Conselho Tutelar.

Para a Professora, esses projetos permitem o acadêmico de Psicologia “estar próximo da comunidade e dos contextos sociais de risco para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”. Ela complementa dizendo que a disciplina busca discutir o papel da Psicologia na luta pela garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e do trabalho interdisciplinar e intersetorial.