Alimentação e prática de exercícios físicos são tema de estudo nas turmas dos 5ºs anos

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida Plurilinguismo
Alimentação e prática de exercícios físicos são tema de estudo nas turmas dos 5ºs anos

Nas aulas de Ciências, Science e Arts da IENH – Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz, os estudantes dos 5ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue foram convidados a refletir sobre a importância da alimentação e da prática de exercícios físicos para o bem-estar.

A partir das fotos do fotógrafo Greg Segal para a Times Magazine, mostrando o que crianças de diversas partes do mundo comem em uma semana (https://time.com/what-kids-eat-around-the-world-in-one-week/), as professoras Cristiane Ely Lemke, Fernanda Andrioli e Gabriele Zvir, e os alunos discutiram sobre a importância dos diversos tipos de alimentos, bem como ensinaram e aprenderam sobre suas funções para o corpo humano.

Com base nisso, os estudantes receberam alguns desafios das professoras. O primeiro foi refletir sobre o projeto fotográfico, pensando sobre quais fotos retratavam uma alimentação saudável, uma alimentação não-saudável, uma alimentação mais semelhante à sua e uma alimentação diferente da sua. Para tanto, precisaram ler sobre o projeto, analisar as imagens, e criar respostas com justificativas para seus pontos de vista.

O segundo desafio foi registrar, em forma de diário, o que comeram, beberam a quais atividades físicas fizeram em uma semana, a fim de refletir sobre seus hábitos alimentares e de saúde. Esse diário também foi utilizado para uma atividade sobre as categorias dos alimentos de acordo com suas funções para o nosso corpo.

Os estudantes precisaram fazer uma releitura das fotografias de Greg Segal com o que eles comem em uma semana. No último desafio, precisaram preparar uma receita em que utilizassem as sobras de comida, ou partes de frutas e verduras que normalmente não utilizam, como cascas e talos. O objetivo desse processo era refletir sobre diferentes possibilidades para um melhor aproveitamento dos alimentos.