Alunas da Unidade Fundação Evangélica conquistam prêmio na 4ª FeNaDante

Projeto de Pesquisa tratou sobre a incidência de hormônios sexuais femininos na água distribuída pelo abastecimento público no município de Novo Hamburgo
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida Colaboratividade e Tecnologia
Alunas da Unidade Fundação Evangélica conquistam prêmio na 4ª FeNaDante

A medalha de bronze da área de Ciências Biológicas da 4ª FeNaDante é das alunas Mariana Leal Miranda e Victória Reis Maus do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica! Com o projeto “Análise da permanência de partículas de hormônios sexuais femininos na água distribuída pelo abastecimento público no município de Novo Hamburgo”, a dupla foi premiada no dia 24 de setembro.

Além do 3° lugar, as estudantes orientadas pelas Professoras Fernanda Kohlrausch e Anelise Raddatz receberam a Credencial para Feira de Ciências do Semiárido Potiguar - Ciência para todos no Semiárido. A apresentação de trabalho e recepção dos resultados ocorreu em São Paulo, no Colégio Dante Alighieri, na cidade de São Paulo, entre os dias 19 a 24 de setembro.

Resumo do trabalho:

Com esse trabalho, temos como objetivo investigar a incidência de hormônios sexuais femininos na água distribuída pelo abastecimento público no município de Novo Hamburgo. Esse assunto foi escolhido em função de um artigo que vimos através das redes sociais e, ao lermos o título, foi algo que nos deixou intrigadas e serviu de impulso para darmos início ao projeto. Para isso, usamos, como meio de pesquisa, a base de dados de documentos científicos e entrevistas com pessoas que possuem formação na área e que trabalham ou pesquisam sobre o assunto, ressaltando que, nas entrevistas, recebemos informações distintas. Porém, o que descobrimos de semelhante nas reuniões realizadas é que a filtragem desses hormônios, algo que deveria ser feito, não ocorre, pois, as leis da potabilidade da água não exigem e também por ser um tratamento de alto custo. Percebemos, então, que o problema, que acreditávamos que estivesse em uma proporção controlável, já chegou a uma dimensão bem maior, causando ameaças tanto para a fauna e flora, utilizando como exemplo a feminização de peixes, e também para a estrutura humana, causando efeitos de excesso de hormônio a maioria das vezes. Esse foi o fator que nos influenciou a mudar o foco do projeto para informativo. Com esse propósito, preparamos um material de divulgação para alertarmos a população do nosso município sobre esse problema, para futuramente tentarmos diminuir a contaminação de hormônios femininos na água em uma exigência por lei, levando esse problema para autoridades maiores. Pretendemos também realizar um projeto para o tratamento do esgoto na cidade de Novo Hamburgo - RS, ou seja, separar a água de esgoto para fins de reuso, já que grande parte da contaminação que ocorre vem da água ao puxarmos a descarga dos vasos sanitários, por exemplo.