As turmas dos 8ºs anos A e B do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH - Unidade Fundação Evangélica estão realizando um projeto de estudos sobre o cérebro. Foi a partir de uma discussão, nas aulas de Inglês Aplicado com a Professora Daniele Blos Bolzan, sobre a influência do bilinguismo no cérebro que a ideia do projeto surgiu.
Divididos em grupos, os alunos pesquisaram a apresentaram diferentes abordagens do tema, como o cérebro e a música, cérebro e os esportes, cérebro e as drogas, cérebro e a memória.
Dentre as atividades do projeto que está em desenvolvimento, os estudantes já participaram de uma palestra durante a Semana CIARTEC com a Assessora do Currículo Bilíngue da IENH - Luciana Brentano, que falou sobre sua pesquisa na área no Biliguismo e o desenvolvimento cognitivo, abordando as vantagens da aprendizagem de línguas ainda na infância, das questões de memória e atenção seletiva dos bilíngues.
O Neurologista Martin Portner também conversou com os alunos. Abordando o tema Mindfulness ou, a arte de estar no presente, Portner ministrou a palestra no dia 20 de outubro. A forma como as experiências passadas interferem no presente, causando bloqueios no futuro foi uma das questões explicadas no momento. O palestrante também falou de pontos como o attention span que vem diminuindo nos jovens, relatando que estratégias precisam ser pensadas para o aumento da concentração e diminuição do estresse. Conforme a Professora Daniele, os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar na prática o exercício de buscar o estado mindful, com técnicas para sentir o coração e controlar a respiração. Essa atividade foi monitorada através de um software que media a pulsação dos alunos, obtendo um feedback em relação ao desempenho na busca do estado mindful.
Daniele conta que o assunto também está sendo abordado em outras aulas, como nos Componentes Curriculares de Ciências, Artes, Música e Teatro.