Três alunos da IENH - Unidade Fundação Evangélica foram premiados na 30ª Mostratec - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu entre os dias 26 e 30 de outubro, nos Pavilhões da Fenac.
"Processo de purificação da água através de osmose reversa manual" foi o projeto apresentado pelos estudantes da 2ª série A do Ensino Médio - Isabela Gehlen Eckhard e Luan Lucas Brites de Lima. A dupla conquistou o 3º lugar da Área de Ciências Ambientais da feira. A ideia dos dois foi criar um processo manual de purificação da água para ser utilizado quando o uso das bombas elétricas não for possível. Também apresentado em 2014, o projeto evoluiu no tratamento da água com o intuito de torná-la potável. Filtros de carvão ativado, areia e mineralizador e a adição de produtos químicos na água foram pensados pelos estudantes e integrados ao protótipo. "Participar da Mostratec foi uma experiência incrível. Estar no meio de pessoas que trabalham com projetos, conhecendo diversas culturas é uma oportunidade de muito aprendizado. Conversei com pessoas de países como o Cazaquistão, México, Estados Unidos e Argentina", relata Luan. Os alunos também representarão a Instituição na Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que acontece em março de 2016, em São Paulo. "Com tantos trabalhos bons, não esperávamos a premiação na Mostratec. Foi uma surpresa. Ficamos muito felizes, pois é o reconhecimento do nosso projeto. Quanto a Febrace, estamos bem ansiosos", destaca Isabela.
Participando da Mostratec Júnior, a estudante Manoela Donelli Spaniol, do 7º ano B do Ensino Fundamental, recebeu o Prêmio Informatize de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Foi com o projeto "Intolerância alimentar: dos problemas da industrialização à mudança de hábitos", que a estudante conquistou uma bolsa de estudos integral na escola. "Gostei de participar do evento. Foi bem legal. Fiquei contente por receber a bolsa", conta Manoela.