Alunos do 4º ano vivenciam momento de 5º ano: uma aula geoambiental

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura
Alunos do 4º ano vivenciam momento de 5º ano: uma aula geoambiental

No dia 10 de dezembro, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz vivenciaram a experiência de uma aula planejada por professores de 5º ano. Intitulado momento de 5º ano, o evento aproximou docentes e discentes, favorecendo, assim, uma transição gradativa e tranquila para o ano seguinte.

A partir do convite que o 4º ano E fez aos professores do 5º ano para seguirem com o projeto de adoção da Escadaria Victor Júlio Kern, realizado em 2018 e submetido à avaliação da prefeitura municipal, as Professoras Anelise Domingues e Gabriele Zvir planejaram uma aula intitulada “geoambiental” para que o grupo pudesse experimentar uma pequena imersão na realidade que os aguarda em 2019. No planejamento, as Professoras contemplaram o interesse dos estudantes na continuidade do trabalho com o espaço público, apresentando dinâmicas e recursos que poderão ser usados no 5º ano para ampliar e aprofundar os conhecimentos necessários para a implementação do projeto.

A parceria entre os componentes curriculares de Geografia e Ciências teve como foco a coleta de material biológico (amostras de folhas, sementes, flores, animais) para a produção de uma exsicata (coleção botânica), com o objetivo de mapear as espécies que vivem no local. A preparação para a saída de campo envolveu a localização da escadaria. Por meio do Google Maps foram trabalhados conhecimentos geográficos que contribuem para o reconhecimento do espaço trabalhado. O grupo pesquisou a localização da escadaria e o espaço que ela ocupa na cidade de Novo Hamburgo, encontrando planos e ângulos diferentes de visualizá-la no aplicativo, além da distância da escola até o local.

No retorno à escola, os estudantes foram ao Laboratório de Ciências, onde puderam observar em detalhes os materiais coletados com o auxílio do equipamento esteromicroscópio. “O momento foi muito produtivo. Além de se conhecerem um pouco, alunos e professores deram início a uma caminhada com um objetivo comum: a aprendizagem voltada para o empreendedorismo social”, conta a Professora Bianca.

Acompanharam a atividade as Professoras Anelise Domingues, Bianca Cristina dos Reis, Gabriele Zvir e a Coordenadora Pedagógica – Ana Paula dos Reis.