Alunos realizam tour em Hamburgo Velho para estudar a imigração alemã

Estudantes conheceram o Museu Casa Schmitt e a Fundação Ernesto Frederico Scheffel
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos realizam tour em Hamburgo Velho para estudar a imigração alemã

A imigração foi o tema de mais uma atividade dos alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. A segunda parte do Field Trip: imigração alemã ocorreu em julho, no bairro Hamburgo Velho.

A atividade visou construir significações e conclusões da imigração alemã e a história de Novo Hamburgo a partir da visitação ao Museu Casa Schmitt e Fundação Ernesto Frederico Scheffel. Utilizar o patrimônio histórico como recurso educacional, valorizando os espaços e obras, mostrando sua importância para a sociedade, além de interagir e refletir sobre as diversas histórias de outras, também integraram os objetivos do momento.

A Professora Mari Lúcia Klug Fernandes conta que as visitações contribuíram para os alunos através do conhecimento e exploração da história da vinda dos imigrantes, a construção das casas enxaimel, a antiga “venda de secos e molhados”, os objetos antigos, o rebaixamento da rua, as festas e eventos da época. “Foi muito importante para os alunos, pois novamente entraram em contato com a história do nosso Município, compreendendo que tudo é um processo, que todas as coisas têm uma história, que o Município teve um início. Além de mais uma vez perceberem que também fazem parte deste processo histórico e por este motivo precisam se preocupar com a preservação destes espaços para que as próximas gerações possam usufruir do privilégio de conhecê-los”, destaca Mari.

Além de Mari Lúcia, acompanharam a segunda parte do Field Trip, as Professoras Flávia Gehlen e Lisiane Schultz.

Conheça os espaços visitados:

Visitação guiada na Fundação Ernesto  Frederico Scheffel

Construído no ano de 1890, por Adão Adolfo Schmitt, o casarão em estilo

neoclássico onde atualmente funciona a Fundação Scheffel serviu à comunidade de diferentes formas: como residência, como local de eventos culturais, como casa comercial e até como hospital. Inteiramente restaurado pelo Município, ele hoje abriga mais de 400 obras de Ernesto Frederico Scheffel, constituindo-se numa das maiores pinacotecas do mundo entre as compostas por obras de um mesmo artista.

Fonte: http://www.scheffel.com.br/www2/fundacao.htm

Visitação guiada no Museu       Comunitário Casa Schmitt

 O Museu Comunitário Casa Schmitt, instalado em prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, abriga a reconstituição de uma antiga Venda de Colônia e da residência do imigrante João Pedro Schmitt, considerado o Fundador da cidade de Novo Hamburgo.

A "venda" de Johann Peter Schmitt, que funcionava no salão, neste andar da casa, era um dos mais importantes estabelecimentos comerciais da região. Sua influência abrangia, praticamente, toda a colônia de São Leopoldo. Funcionava como armazém de secos e molhados, drogaria, armarinho, papelaria, bar, casa de ferragens e, pelo tipo de relação que se estabelecia entre o vendeiro, seus fornecedores e fregueses, também como "agência bancária".

http://www.scheffel.com.br/www2/casaschmitt.htm