Alunos visitam fábrica de cerâmica e aprendem sobre as etapas de produção das peças artísticas

Momento de encantamento para os 5ºs anos
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos visitam fábrica de cerâmica e aprendem sobre as etapas de produção das peças artísticas

Nos meses de abril e maio, os alunos dos 5ºs anos C e D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estudaram interdisciplinarmente sobre a história da argila, seu uso através do tempo em diferentes civilizações, o trabalho profissional e as possibilidades criativas a partir dela. Em algumas aulas, manusearam e exploraram técnicas manuais e também assistiram vídeos sobre a arte da cerâmica profissional, demonstrando grande interesse por essa atividade.

No dia 18 de maio, acompanhados das Professoras Letícia Schmitz, Rita Mossmann e Raquel Meirose, realizaram um passeio de estudos até a Cerâmica Alles, em Portão. Ao chegarem ao local, foram recepcionados por um funcionário, que explicou todo o processo de fabricação da cerâmica. A Professora Letícia compartilha: “Os alunos observaram como a argila chega à cerâmica, mais seca e rígida, e depois conheceram o processo de mistura de diferentes tipos de argila com silicato para formar uma massa que possa ser manuseada pelos ceramistas. Uma esteira prensa a argila e forma uma massa homogênea, que será cortada em diferentes tamanhos, de acordo com a peça a ser produzida. Os ceramistas usam um torno para dar forma à argila, realizando as mais diversas criações. Alguns detalhes como flores são feitos manual e individualmente. Após a secagem natural, as peças são colocadas em um forno gigante e passam pelo processo de queima a 700℃, por aproximadamente 48 horas, que as tornará rígidas e à prova d’água. Os alunos também acompanharam o processo de polimento e pintura das peças”.

Após conhecerem as etapas, todos os alunos e as Professoras puderam experimentar o trabalho no torno, aprendendo técnicas de criação com o auxílio de um ceramista. Segundo Letícia, foi uma tarde de muito estudo e aprendizagem que promoveu o conhecimento e valorização da arte da cerâmica, através de uma vivência inesquecível para os alunos.