Amor, Erótica e Cultura - nova Pós-graduação está com inscrições abertas

Curso é dividido em cinco módulos
Compartilhe:
WhatsApp
Amor, Erótica e Cultura - nova Pós-graduação está com inscrições abertas

A Faculdade IENH está com inscrições abertas para a Pós-graduação em Amor, Erótica e Cultura - novo Curso oferecido pela Instituição.

Destinado para psicólogos, terapeutas e graduados em Ciências Humanas e Saúde, o Curso busca instrumentalizar profissionais a trabalhar com a temática, de modo a auxiliar na prática profissional. Além disso, as aulas também visam oportunizar um estudo sistemático acerca da temática integrando as principais áreas do conhecimento que vêm se propondo a pensá-lo: antropologia, história, sociologia, psicologia, direito, psicanálise e filosofia. Compreender os modos de relacionar-se afetivamente no contemporâneo também é um dos objetivos.

A nova Pós é dividida em cinco módulos:

Antropologia das emoções - Trabalha as relações afetivas desde a perspectiva da Antropologia das Emoções e da História da Sensibilidade. Realiza uma reconstrução histórico-antropológica destas relações e propicia a experiência de pesquisa em casos concretos na sociedade contemporânea.

Amor e psicanálise - Estuda o conceito de amor em psicanálise; estabelece relações entre o conceito de amor e o de desejo; problematiza as vicissitudes do amor em tempos de desamparo; articula o conceito de amor, a busca do objeto e da imagem; amor(te) - estabelece possíveis articulações entre o conceito de amor e o conceito de castração simbólica; apresenta as estruturas clínicas e sua relação com o amor e o sexo; investiga o amor violento e os vínculos patológicos; demonstra a possível busca da repetição por parte das vítimas do amor violento; estabelece articulações entre amor e parentalidade; problematiza a questão da fidelidade, ciúmes e as relações não-monogâmicas.

Conjugalidade e psicologia sistêmica - Apresenta a conjugalidade na contemporaneidade no que se refere à escolha conjugal, conceito e tarefas da conjugalidade segundo a Teoria Sistêmica. Contextualiza a discussão da conjugalidade e infidelidade. Propõe critérios de saúde conjugal: comunicação, fronteiras, regras, estrutura, bem como estratégias de resolução de conflitos, avaliação e intervenção com casais.

Amor, desejo e subjetividade - Trabalha com a perspectiva do acolhimento da diferença nas relações afetivas e a capacidade de estabelecer uma ética viável de existência. Coloca em análise as relações de poder inerentes e o estudo da cartografia do desejo na contemporaneidade. Aposta na criação de si nas relações amorosas e no vir a ser. Dialoga com expressões de heterogeneidades na literatura, artes e cinema como modos singulares e movimentos constantes de criação.

Saúde, política e direito nas relações afetivas - Estuda a afetividade na interface entre a saúde, política e direito. Partindo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, reflete sobre a implementação dos direitos sexuais e reprodutivos como desafios para as políticas públicas. Aprende sobre as regulações jurídicas das relações afetivas. Reflete sobre as transformações da legislação na contemporaneidade e a garantia e reconhecimento de direitos sexuais e reprodutivos. A sexualidade como direito nas perspectivas atuais. Violência, discriminação e violações nas relações afetivas, sexuais e reprodutivas.

A proposta do Curso é formar duas turmas diferentes, com datas e horários distintos:

TURMA 1 - Encontros semanais. Segundas e quartas (19h às 22h). Eventualmente, sextas e sábados com professores convidados.

TURMA 2 - Encontros quinzenais. Sextas-feiras (18h às 22h) e sábados (8h às 12h e 13h 17h).

Mais informações e inscrições em: http://goo.gl/Ih1sLc

Outras opções de Pós-graduações: Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão e Finanças Empresariais, Gestão de Projetos - 2ª Turma, Neurocognição e Aprendizagem - 3ª Turma.