Aprendizado e reflexão na visita ao Rio dos Sinos

Turmas dos 4ºs anos conheceram o polo do Projeto Peixe Dourado
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida Sociedade e Cultura
Aprendizado e reflexão na visita ao Rio dos Sinos

O Rio dos Sinos é tema das aulas de Ciências Sociais e Naturais nos 4ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. Segundo a Professora Juliana Bohn, “muito importante em nossa região, fonte da água da casa da maioria dos moradores do Vale do Sinos, o rio hoje é o quarto mais poluído do Brasil”. Para aprofundar os estudos, os alunos conheceram o rio na visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, em Campo Bom, que funciona como polo do Projeto Peixe Dourado.

Recebidos pela Professora Margarida Telles, no local, os alunos puderam observar uma réplica do rio construída no pátio da escola, alimentar peixes e tartarugas e conhecer plantas que podem servir para o tratamento do esgoto. Após este momento, participaram de uma palestra geral sobre o Rio dos Sinos, suas características e principais aspectos. A saída a campo foi o momento mais esperado, quando puderam observar o rio e também as áreas próximas de banhado, comprovando aspectos importantes estudados em aula, como a erosão, o assoreamento e a construção de moradias em áreas impróprias.

“Durante muitos anos os alunos dos 4ºs anos conheceram o rio ao visitar o barco Martim Pescador, o que não pode acontecer mais desde que o barco estava inoperante devido a processos de ações trabalhistas. O projeto desenvolvido na escola 25 de julho tem feito esse importante papel de apresentar às novas gerações este rio que tem sido fonte de vida para tantos, mas que também precisa ser mais respeitado e cuidado por todos”, salienta a Professora Juliana. A partir de estudos realizados pela turma, descobriu-se que somente 5% do esgoto doméstico da cidade de Novo Hamburgo é tratado, o que, conforme o grupo, com certeza tem prejudicado muito o rio. “Pensar sobre isso e alertar os adultos tem sido uma constante na vida dos estudantes”, destaca a Professora Juliana. Também organizou e participou da atividade a Professora Bianca dos Reis. Confira as fotos aqui.