Aprendizado na prática: alunos constroem horta escolar e inauguram cisterna no Pindorama

Turmas contaram com as orientações do Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida
Aprendizado na prática: alunos constroem horta escolar e inauguram cisterna no Pindorama

Terra, mudas de plantas, instrumentos de jardinagem e dedicação. Esses foram os materiais de aula utilizados pelos alunos dos 2ºs e 4ºs do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, no dia 29 de agosto.

Buscando colocar em prática os estudos das turmas, as Professoras Fernanda Gehlen Eckhard, Simone Ledur Marks, Raquel Meirose, Maria de Fátima Gonçalves, Carla Baumgratz e Vivian de Ferraz propuseram a construção colaborativa de uma horta escolar. Para isso, o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt esteve na Unidade e com os seus conhecimentos de Técnico Agrícola orientou os alunos na atividade.

Foi no pátio da Florestinha da escola, em um dia ensolarado, que a atividade aconteceu. Inicialmente, a Coordenadora da Unidade – Karina Spessato falou com os alunos sobre a importância da horta para os estudantes. Em seguida, as Professoras Simone e Fernanda orientaram sobre o funcionamento da atividade e passaram a palavra ao Diretor Seno.

Conduzindo o momento, o Diretor explicou sobre os diferentes tipos de solos existentes e as características de cada um. Trouxe informações sobre solos como o arenoso, argiloso, orgânico (húmus), arenito, além de falar sobre a importância da rocha de calcário e o adubo para o desenvolvimento das plantas. Após esse momento, os alunos partiram para a etapa de colocar a mão na terra. Com os estudos de aula sobre os solos, a função dos estudantes dos 4ºs anos era preparar a terra para o plantio. Já os 2ºs anos, que aprenderam sobre as plantas, foram responsáveis pelo plantio das mudas.

Auxiliados pelo Diretor e pelas Professoras, as turmas efetuarem o plantio de pequenas mudas de plantas como poejo, alecrim, cebolinha, hortelã, salsa, alface, rúcula e manjericão. Em seguida, também semearam sementes de cenoura e rabanete.

Concluído o plantio, a segunda tarefa dos 4ºs anos foi irrigar a horta escolar. Para isso, utilizaram a água da chuva captada pela cisterna construída pelas próprias turmas. Segundo a Professora Fernanda, a água captada será utilizada para rega periódica da horta.

Todo o momento foi de muito aprendizado e colaboratividade entre as turmas. A missão dos alunos agora é cuidar da horta, cultivando os chás, temperos e hortaliças plantados. “A experiência será marcante para os alunos, que estão podendo praticar o conhecimento adquirido em sala de aula”, destaca o Diretor Seno.

Os alunos também a aprovaram a atividade:

“É bom termos a horta para cultivarmos os alimentos e aprender os cuidados com o solo. Além disso, utilizarmos a cisterna como fonte para regar as plantas é muito importante, pois estamos cuidando do meio ambiente”. – Luisa Hübner

“Na atividade, eu ajudei a preparar o solo para o plantio. Gostei muito de poder contribuir na construção da horta da escola a partir do que aprendi na sala”. – Maria Eduarda Scheid

Confira as fotos aqui.