Atividades lúdicas e bilíngues envolvem o folclore no Nível 5

Alunos estudaram diversas parlendas
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Atividades lúdicas e bilíngues envolvem o folclore no Nível 5

Na última semana, os alunos do Nível 5A da IENH – Unidade Oswaldo Cruz participaram de diversas atividades lúdicas envolvendo parlendas, rimas, trava-línguas e cantigas de roda do folclore brasileiro.

Os estudantes realizaram uma pintura coletiva usando como material gráfico um lençol, tinta guache e a dobradura de uma canoa. Nessa atividade, puderam vivenciar uma dinâmica a partir da canção “A canoa virou”, na qual colocaram as canoas no centro do lençol e, de forma coletiva, movimentaram o mesmo. Conforme a música, cada aluno teve a oportunidade de retirar uma canoa do “mar” e identificar o nome escrito na dobradura.

Depois de concluírem a dobradura de um sapo, na aula de Música, com a Professora Michele Andrioli, os alunos compartilharam todas as vivências e exploraram o trava-língua “Sapo dentro do saco” usando instrumentos musicais e as rodas cantadas. Alguns trava-línguas em Inglês (Whether the weather e The rain in Spain) também foram trabalhados. “A turma se divertiu bastante tentando pronunciar os trava-línguas rapidamente”, comenta a Professora Jordana Quilião.

Também fizeram a criação de peixes em EVA e uma pescaria para uma nova versão da cantiga de roda “Se eu fosse um peixinho...”. Ainda criaram um alinhavo da “Dona Aranha” e foram desafiados a passar pela “teia”, onde deveriam procurar rimas em Inglês que foram escondidas.

Na aula de Educação Física, com o Professor Gustavo Paraboni, realizaram a criação e exploração de um bilboquê. E, na aula de Educação Tecnológica, com a Professora Jaqueline Grassmann, em duplas, fizeram registros de doces e a gravação em QR CODE da parlenda “Batata doce”.

“As atividades foram realizadas com entusiasmo e participação dos alunos. De forma lúdica, puderam conhecer e aprimorar os seus conhecimentos sobre o folclore. Além disso, as propostas foram em parceria com a Língua Inglesa e os professores de aulas especiais. A turma apreciou cada momento”, relata a Professora Jordana. A Teacher – Raquel Trintin e a Auxiliar de Atividades Escolares – Bruna Gabriela também organizaram os momentos.