Aulas de Programação em Inglês são desenvolvidas com atividades lúdicas nos 4ºs anos

Alunos trabalharam algoritmos, construíram estruturas e analisaram os comandos de um robô
Compartilhe:
WhatsApp
Aulas de Programação em Inglês são desenvolvidas com atividades lúdicas nos 4ºs anos

Durante o primeiro trimestre de 2016, os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estiveram envolvidos com diversas atividades práticas durante as aulas de Programação na Língua Inglesa.

De acordo com a Professora Cristiane Ely Lemke, “o objetivo das atividades foi explorar e trabalhar conceitos de Programação através dos momentos lúdicos, desenvolvendo habilidades e, especialmente, o trabalho em equipe e a persistência, além de possibilitar aos alunos oportunidades para que também ensinem”.

 “Building a Foundation” foi uma das propostas trabalhadas. A ideia surgiu a partir de um vídeo apresentado aos alunos, falando da importância da persistência para conseguirmos realizar algo. Dessa forma, os estudantes foram desafiados, em grupos, a construírem uma estrutura com palitos de dentes e balas de goma, que tivesse no mínimo 15 cm de altura e suportasse, por 10 segundos, o peso de um dicionário. Cada grupo buscou estratégias para construir sua estrutura, como mostram as fotos.

Noções sobre algoritmos também foram desenvolvidas em sala de aula. A partir de um vídeo explicativo, os alunos puderam se apropriar do assunto e produzir o próprio vídeo com explicações sobre o tema. O vídeo da aluna Rafaela Lenhnen pode ser conferido ao final do texto.

Um momento de aprendizado para a turma também foi oportunizado pelo aluno Vinícius Broilo, que trouxe o seu robô BB-8 para a sala de aula. Nesse dia, Vinícius trabalhou como um tutor, mostrando aos seus colegas como programar o robô para que execute as ações que ele sugere.

“As aulas de programação ocorrem de forma desplugada e também on-line, trabalhando conceitos e desenvolvendo habilidades importantes para a programação”, relata a Professora Cristiane.

Confira o vídeo: