Brincadeira de lojinha estimula o desenvolvimento de noções matemáticas e oralidade

Atividade ocorreu em português e inglês
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Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Brincadeira de lojinha estimula o desenvolvimento de noções matemáticas e oralidade

Noções matemáticas começaram a ser desenvolvidas com a turma do Nível 5B da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz.

A partir de observações, a Teacher Raquel Trintin e a Professora Liliane Bohlke perceberam que os estudantes demonstravam grande apreço pela brincadeira de lojinha, no momento do brinquedo livre. Eles retiravam todos os brinquedos das prateleiras e montavam uma loja na sala de aula. A partir destas percepções, a Teacher e a Professora decidiram incluir este momento nas atividades orientadas.

Assim, na aula de inglês, os alunos construíram um jogo matemático, utilizando dinheiro de brincadeira, tratavam-se de moedas de 1 real impressas em papel. Logo depois, a Teacher retirou todos os brinquedos das prateleiras e os alunos tiveram a oportunidade de comprar os objetos com o dinheiro adquirido no jogo matemático. Eles só poderiam brincar naquele dia com os brinquedos que compraram. Alguns alunos se juntaram, pois queriam brincar juntos e perceberam que unindo o dinheiro, eles teriam a oportunidade de comprar mais brinquedos.

Durante esse trabalho, os estudantes foram orientados a trazer de casa embalagens de produtos. Com a Professora Liliane receberam dinheiro e tiveram a oportunidade de comprar esses produtos, como em um supermercado. Em outro momento, eles repetiram a brincadeira e um dos alunos era o responsável pelo caixa, que deveria receber o dinheiro e empacotar os produtos.

Segundo a Teacher Raquel, os alunos vivenciaram a matemática de forma lúdica, iniciando através de jogos matemáticos com um dado contendo sinais de adição e subtração. “Também foi possível perceber o desenvolvimento de empatia e colaboratividade, em que alguns alunos tiveram a ideia de juntar seu dinheiro de “mentirinha” para ajudar o colega a comprar um brinquedo que gostaria, mas não tinha dinheiro suficiente. A troca do dinheiro que os alunos receberam e a compra de produtos e brinquedos foi positiva para o desenvolvimento do processo de correspondência”, relata Raquel.

Na atividade, além de noções matemáticas (adição e subtração), a turma aprendeu sobre o sistema monetário, e desenvolveu habilidades linguísticas em português e inglês em um contexto de compras.