Brownies são preparados por alunos do Currículo Bilíngue a partir de leitura em Inglês

Atividade também proporcionou aprendizados em Educação Financeira
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Brownies são preparados por alunos do Currículo Bilíngue a partir de leitura em Inglês

Durante o semestre, os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz leram o livro “Amber Brown wants extra-credit”, no qual a personagem principal trabalha em um projeto escolar que envolve a produção de brownies. A partir disso, a história foi trabalhada com a turma e proporcionou uma Cooking Class.

Antes de colocar a mão na massa, os alunos receberam a receita do brownie com a lista de ingredientes e suas quantidades. Na aula de Educação Financeira foram desafiados a converter as medidas do sistema britânico para o sistema métrico com o auxílio de uma tabela de referência (https://www.exploratorium.edu/cooking/convert/measurements.html). Após isso, deveriam calcular quanto de cada ingrediente seria necessário, de acordo com quantas receitas a turma iria fazer. Em seguida, os estudantes acessaram o site de um mercado virtual do Reino Unido (www.tesco.com) para simular a compra dos ingredientes em Libras (Pounds), estando atentos à quantidade que seria necessária para evitar o desperdício.

Por fim, em grupos, executaram a receita, colocando em prática habilidades de leitura do gênero receita e vocabulário em Inglês sobre instrumentos de cozinha e instruções. No intervalo, os alunos saborearam os brownies produzidos. Os Professores Carlos Ribeiro e Letícia Schmitz organizaram a atividade.

Confira a receita dos brownies utilizada pelas turmas:

https://drive.google.com/a/ienh.com.br/file/d/0B2Eq3eGFMQZlOG9zTGV1cVBCd00/view?usp=sharing