Comemorando através da escrita: clima de Natal e 10 anos do Um olhar pra o Outro

Nova publicação especial
Compartilhe:
WhatsApp
Comemorando através da escrita: clima de Natal e 10 anos do Um olhar pra o Outro

Para preparação do Natal e comemoração dos 10 anos do Programa

"Travessia" é o título do texto elaborado pelas ex-alunas Laura Herrmann e Paola Schüler. Aproveite a leitura!


Travessia

"Eu atravesso as coisas -

e no meio da travessia não vejo!

- só estava era entretido na ideia

dos lugares de saída e de chegada."

Guimarães Rosa

Ao longo do ano de 2013, foi incumbida a nós a tarefa de realizar um projeto social através da escola; desse modo, o programa "Um olhar para o outro", criado pela IENH (Instituição Evangélica de Novo Hamburgo), atribui aos alunos a função de voluntariar-se em entidades criadas com o intuito de ajudar a quem não possui condições financeiras e/ou emocionais de suprir suas próprias necessidades. A entidade que escolhemos é voltada para o auxílio de menores de idade do sexo feminino que foram, por algum motivo, retirados de suas famílias.

Apesar de nobre, o propósito, muitas vezes, não é atingido, já que, ao exigir-se a realização do projeto para a finalização do ensino médio, este acaba dispersando sua finalidade. Notamos que muitos de nossos colegas, ao participarem das atividades, não se interessavam por elas, cumprindo-as sem vontade de alterar tanto as vidas de quem por elas era atingido, como o pensamento de quem as realizava.

Nesse sentido, podemos relacionar essa situação com os hábitos alimentares de um indivíduo. Ao tomarmos uma mudança em nossa dieta como uma obrigação, sem refletir em relação ao processo, a sua realização não é efetiva, pois visa somente ao resultado, não assimilando, portanto, o restante do procedimento. Para que o efeito da atividade seja duradouro e significativo, é necessário que o praticante se conscientize de que está trabalhando, tanto com o projeto, como com a construção do seu caráter, a partir do distanciamento da sua zona de conforto.

É necessário também que as atitudes posteriores ao projeto sejam coerentes a ele, para que haja uma verdadeira mudança no comportamento do agente. Do mesmo modo, comparando novamente com o ramo nutricional, a reeducação alimentar é importante para a recuperação de uma cirurgia bariátrica, por exemplo, já que o seu desfecho ocorre ao longo do tempo, sendo proveniente da transformação nutritiva contínua do sujeito. Assim, é de extrema importância manter hábitos altruístas, que trabalhem todo o transcurso posterior à atividade, pois o projeto busca, além de qualidade, a sua longevidade e perpetuação, que só pode ser atingida através da análise crítica de seu atuante.

Em suma, assim como tudo na vida, a elaboração de projetos sociais deve focar-se não só em seus efeitos imediatos, mas também em todo o procedimento, permitindo a avaliação reflexiva de quem está neles envolvidos, e, consequentemente, a melhor execução de ações benéficas
à sociedade.