Conexão pela Aprendizagem – Alunos ensinam pais a usarem o Google Classroom

Turma do 4º ano E participou da atividade interativa
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Saúde e Qualidade de Vida Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Conexão pela Aprendizagem – Alunos ensinam pais a usarem o Google Classroom

Um momento de interação entre pais e filhos foi oportunizado a partir da tecnologia na IENH – Unidade Oswaldo Cruz!

Após vivenciarem os primeiros passos do uso do Google Classroom em sala de aula, no dia 29 de agosto, os próprios alunos do 4º ano E do Ensino Fundamental Bilíngue apresentaram a plataforma aos pais, ensinando-os a baixá-la em seus dispositivos móveis e fazer login. Também explicaram o funcionamento da sala de aula virtual, enfatizando as vantagens da otimização do uso do tempo e da conexão virtual, complementando o trabalho realizado na sala de aula presencial.

No momento, as Professoras Bianca Cristina dos Reis, Cristiane Ely Lemke e Raquel Meirose puderam apresentar algumas atividades oferecidas aos estudantes nesses primeiros contatos e a forma como conduziram cada etapa da inserção da plataforma na rotina. Ainda explanaram as possibilidades de acompanhar cada aluno em suas tarefas, devolvendo-as com comentários particulares, ressaltando o seu progresso e oferecendo dicas ou novas tarefas que possam contribuir no processo de aprendizagem. A Supervisora Escolar – Ana Paula dos Reis falou aos pais sobre a necessidade do acompanhamento das famílias nesse processo, monitorando a entrega das atividades nos prazos estipulados e valorizando esse recurso de trabalho oferecido pela escola. A Coordenadora da Unidade – Célia dos Reis também acompanhou o momento.

No final da reunião, as Professoras lançaram dois desafios para as famílias no Classroom: um quiz para testar o nível de conexão entre pais e filhos e a produção e compartilhamento de um vídeo sobre o tema “Como a aprendizagem tem nos conectado neste 4º ano?”. As tarefas tinham um curto prazo de entrega com o objetivo de possibilitar o diálogo entre a família sobre a experiência da reunião no mesmo momento, registrando e compartilhando com o grupo.

“A experiência de ter os filhos como professores foi muito significativa para todas as partes envolvidas, promovendo o desenvolvimento da autoestima, autonomia, liderança e empatia”, comenta a Professora Bianca.