Cores, arte e conhecimento na Mostra Artística Humanizarte da IENH – Unidade Oswaldo Cruz

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Cores, arte e conhecimento na Mostra Artística Humanizarte da IENH – Unidade Oswaldo Cruz

Muito conhecimento e arte estão colorindo a IENH – Unidade Oswaldo Cruz nesta semana. Iniciada no dia 25 de setembro, a Mostra Artística Humanizarte 2017 reúne trabalhos dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e segue até sexta-feira, 29 de setembro.

Baseados nas obras de artistas como Cristina Daudt Zeni, Flávio Scholles, Cláudia Sperb, Ernesto Frederico Scheffel, Isa Reichert e Tacho, os trabalhos expostos apresentam diferentes técnicas artísticas. Na Educação Infantil, “Construindo com o Lobo Bom”, “Bacias sensoriais”, “Marcas boas da escola Oswaldo Cruz” e “Mandalas e o mundo circular” são os assuntos abordados. No Ensino Fundamental, os trabalhos trazem os temas “Brincando com Scholles: das telas para a vida”, “Our Garden”, “Arte que faz bem”, “Por caminhos mais floridos em Novo Hamburgo”, “Charge”, “A arte indígena de modelar”, “Descobrindo a arte dos grafiteiros” e “Mistérios do Egito”.

A Coordenadora da Mostra – Professora Eneida Sander conta que todo os projetos abordam as possibilidades artísticas marcando as áreas do conhecimento. “A ideia central do Humanizarte é humanizar pela arte, construindo novas formas de olhar a sociedade. Além disso, imaginar e criar, através da linguagem artística, dá possibilidades aos alunos de entenderem conteúdos de diversas áreas do conhecimento como história, geografia e matemática”, comenta Eneida.

No trabalho sobre os mistérios do Egito, os alunos bilíngues dos 6ºs anos construíram caminhos interativos, com informações em Inglês, para contar sobre a história e costumes egípcios.  Adaptados para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, os caminhos foram planejados no componente curricular de Inglês Aplicado em História.

Os 2ºs anos recriaram o projeto de ciências sobre o ciclo de vida da borboleta através das obras artísticas. Com dicas da artista Cláudia Sperb, produziram mosaicos com papel e elementos da natureza. Além disso, também criaram uma grande borboleta colorida com as técnicas de Romero Britto.

Envolvendo toda a comunidade escolar, as visitações reúnem alunos, professores, funcionários e familiares.