Nas quartas-feiras os alunos têm, no Espaço Brincar e Criar da IENH – Unidade Pindorama, vivências relacionadas às artes plásticas em geral. Com objetivo de proporcionar que manuseassem objetos diferentes, obtendo sensações, experimentando cores e sensibilidades, a Professora Gabriela Venturini promoveu a atividade de criação de gelo de tinta.
No dia 1º de março, os estudantes prepararam a receita da tinta e colocaram em formas para gelar, sem ainda saber se o experimento daria certo ou não. Durante todo o processo de “fabricação” e nesta semana, ficaram muito curiosos para saber se a tinta realmente viraria gelo, afinal, “estava muito calor” - afirmavam eles. E também, outra preocupação era se ninguém pegaria enganado do freezer pensando que era picolé, pois a cor e o formato ficaram parecidos. “Podemos perceber o quanto os questionamentos estiveram presentes neste processo que foi investigativo e levado muito a sério pela turma”, comenta a Professora Gabriela.
No dia 08 de março, ao experimentarem a ação de segurar os pedaços de gelo de tinta com as mãos, os alunos queriam ver se “aquilo” iria mesmo pintar e se conseguiriam ficar segurando na mão por certo tempo. Após a pintura, algo frustrante para alguns alunos foi de que não conseguiam guardar o gelo novamente, pois esse já havia derretido. Com isso, vários conhecimentos do grupo sobre os estados da água e o que já vivenciaram anteriormente sobre o tema, tomaram conta do resto da manhã de conversa, enriquecendo-a ainda mais. “Foram dias de muitas descobertas e uma manhã muito gostosa em meio à experimentação”, comenta a Professora.
Pesquisa, liderança e empreendedorismo, saúde e qualidade de vida, colaboratividade e tecnologia foram algumas das áreas desenvolvidas.