Crianças da Educação Infantil Bilíngue aprendem sobre a celebração 4th of July

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Crianças da Educação Infantil Bilíngue aprendem sobre a celebração 4th of July

Os estudantes dos Níveis 4 e 5 da Educação Infantil Bilíngue da IENH - Unidade Oswaldo Cruz aprenderam aspectos de outra cultura e desenvolveram a alteridade, por meio de relações de diferença.

Em julho, as Teachers Claudia Felix e Luísa Boeira trabalharam a celebração 4th of July com as crianças com o objetivo de apresentar as características culturais do feriado nos Estados Unidos. As professoras organizaram uma explicação sobre o feriado, adaptando-a ao nível adequado à Educação Infantil, e apresentaram elementos pertinentes à data. Segundo Luísa, a proposta foi pensada como uma alternativa para expor aspectos culturais de uma maneira bilíngue: entender que as atividades, por exemplo, da Festa Junina (nacional) e as do 4th of July (internacional) são elementos que fazem parte da formação do indivíduo.

Um cartão de HAPPY 4th OF JULY foi confeccionado e as formas geométricas foram observadas por meio da apresentação da bandeira dos Estados Unidos, além disso, houve a proposição da criação de bandeiras individuais. As crianças foram convidadas a pintar o rosto e usar roupas nas cores azul e vermelho para as aulas síncronas, a fim de vivenciar um pouco da celebração mesmo de casa. Para Luísa, a partir disso, “foi possível explorar as peculiaridades do feriado, entendendo que, ao se aproximar de uma cultura, aproxima-se, da mesma forma, de sua língua”.