Crianças da Unidade Pindorama criam jogo que envolve raciocínio matemático

“Um ovo, dois ovos, três ovos” é o nome do jogo criado pelo Nível 2B
Compartilhe:
WhatsApp
Crianças da Unidade Pindorama criam jogo que envolve raciocínio matemático

Com o objetivo de auxiliar a turma do Nível 2 B da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama a perceber e qualificar as quantidades de 1 a 3, a professora Bruna Guimarães propôs a turma a criação de um jogo chamado “Um ovo, dois ovos, três ovos”. A atividade foi desenvolvida em sala de aula, nos dias 2, 3 e 4 de abril.

As crianças, durante os estudos alusivos à Páscoa, conheceram a história: “O coelho que não era de Páscoa” de Ruth Rocha. “Partindo dessa história, que tem como personagem principal o coelhinho “Vivinho” que é cozinheiro e prepara os ovos para entregar às crianças, foi que criamos um jogo matemático que foi muito significativo para o grupo”, conta Bruna.

Primeiro foi construído um dado para o sorteio do jogo associando as quantidades de 1 a 3 e ao realizarem o sorteio cada criança “comprava” os ovos, escolhendo as cores que desejava, associando com a quantidade adequada.

Depois, foi feito um registro do jogo, representando a quantidade de ovos sorteada e comprada durante duas rodadas do jogo, potencializando o desenvolvimento e compreensão do raciocínio lógico matemático.

A atividade manteve as crianças atentas e participativas. “Elas se divertiram muito durante a brincadeira lúdica que envolveu diferentes aprendizagens”, conclui a professora.