Crianças da Unidade Pindorama desenvolvem o pensamento matemático através de livros

Atividade auxilia no desenvolvimento do pensamento matemático e noções de sequencialidade e contagem
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Crianças da Unidade Pindorama desenvolvem o pensamento matemático através de livros

As crianças do Nível 2A da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama participaram de uma atividade com o objetivo de desenvolver o pensamento matemático e importantes noções de sequencialidade, contagem, estratégia de montagem e empilhamento de peças e personagens através da literatura brasileira e inglesa.

A proposta foi desenvolvida durante o mês de setembro pela professora do Nível 2A, Caroline Bender e pela teacher Amanda Escobar. As duas escolheram histórias em português e inglês.

Em Língua Materna, o livro utilizado foi “A Casa Sonolenta” de Audrey Wood, onde os personagens da história se empilhavam numa mesma cama, até que todos caíram por causa da pulga que os deixava dormir. A professora contou a história utilizando caixas de papelão com as imagens dos personagens, e conforme ela ia narrando, os personagens iam se empilhando uns sobre os outros.

Posteriormente, foi feito um jogo em que as crianças jogaram um dado com as imagens dos personagens e os alunos tinham que encontrá-los em meio às caixas misturadas, colocando-os em ordem, conforme a ilustração do livro.

Em Língua Inglesa, a história narrada também envolvia personagens que, para dormir, empilhavam-se um em cima do outro. Essa se chama “What are you doing in my bed?”, foi escrita por David Bedford e relata a história de gatinhos que, com muito frio e sono, deitam na cama de um cachorro e se equilibram um em cima do outro para que todos caibam no espaço.

Primeiramente, as crianças descobriram qual animal seria o protagonista da história, decifrando o mistério de qual era o som que vinha da “Surprise Box”, tarefa importante para o desenvolvimento da consciência dos sons. Então, a narrativa foi contada às crianças com o livro e, em outros momentos, o livro foi usado juntamente com caixas com gatos e um cachorro empilhadas, as mesmas utilizadas em Língua Materna para narrar “A Casa Sonolenta” de forma a conectar as duas histórias, as duas propostas e as duas línguas.

Após a contação da história, as crianças foram convidadas a jogar um jogo em duplas. Nesse, cada um deveria esperar a sua vez para, em sua rodada, empilhar a caixa sorteada pela teacher.

“Assim, além de vivenciar o desafio de equilibrar as caixas sem deixá-las cair, as crianças também se atentaram à sequencialidade, isto é, à ordem que os personagens deveriam ser colocados. Por fim, fizeram um registro gráfico de dobradura de um dos gatos da história”, conta Caroline.

Depois, as famílias receberão a “Sacola da leitura” com os dois livros e com as caixas dentro, para que possam contar para seus filhos em casa. Essa atividade fará parte do Homework da turma.

Ao longo das propostas, além das noções matemáticas pensadas para serem desenvolvidas nessa idade, as crianças tiveram contato com diferentes habilidades linguísticas em ambas as línguas, tanto ao desenvolver a compreensão oral dos enunciados das narrativas ou dos comandos dos jogos, quanto ao fazerem suas próprias produções, dizendo e contando os números, lembrando dos personagens da história e narrando ações.