Crianças da Unidade Pindorama iniciam pesquisa sobre animais

Atividade busca conectar interesses lúdicos, desenvolvendo habilidades
Compartilhe:
WhatsApp
Crianças da Unidade Pindorama iniciam pesquisa sobre animais

As crianças do Nível 3C da Educação Infantil Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama iniciaram o projeto de pesquisa sobre animais chamado “The forest adventurers. O EU, O OUTRO, O NÓS e os ANIMAIS”.

Durante o semestre, a professora Flávia Finamor identificou que a turma apresentou interesse em diferentes animais através das manipulações durante o brincar espontâneo no decorrer do semestre. Neste sentido, o projeto busca conectar interesses lúdicos apresentados pela turma para desenvolver habilidades, enriquecendo seus aprendizados.

A professora explica que diante das propostas, “vamos estar observando nossas individualidades, de como EU sou, nossas características, como o OUTRO é, desenvolvendo ações de empatia e respeito às diferenças, e como NÓS agimos e socializamos no coletivo, assim como o cuidado com os animais, que vivem em bandos, comunidades e como cada um tem suas características e habilidades de sobrevivência”.

A turma vem realizando diferentes explorações em sala com os animais e uma delas que antecedeu a história de abertura, foi a brincadeira do HABITAT, na qual cada um sorteou um bichinho da sacola mágica e se posicionou no habitat correspondente: animais da Floresta, Animais da Savana, Animais Domésticos e da Fazenda, explorando a matemática através da seriação, categorização e contagem dos animais. Brincamos também com os bichinhos pelo pátio da escola, explorando elementos da natureza.

“Como proposta de abertura do projeto, realizamos um tema de casa a partir da história Decolar Malachy Doyle, na qual realizamos um registro, explorando formas geométricas para ilustrar o foguete onde os animais tinham o desejo de decolar”, conta Flávia.

Na sequência cada aluno escolheu seu bichinho favorito para realizar um registro em família e em sala de aula a turma pode apresentar aos colegas. Diante destas apresentações as crianças desenvolvem habilidades de linguagem, enriquecendo seu vocabulário, organizando suas ideias e trabalhando a memória relembrando a história, bem como o passo a passo da construção da tarefa, além de fortalecer a socialização e respeito diante do coletivo.