Crianças do Nível 5 da Educação Infantil da Unidade Pindorama aprendem sobre programação

Atividade ocorreu na Sala Mind Makers, inaugurada recentemente
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia Plurilinguismo
Crianças do Nível 5 da Educação Infantil da Unidade Pindorama aprendem sobre programação

As turmas dos Níveis 5A, B e C da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama iniciaram suas vivências de programação com a Mind Makers. Por meio das atividades propostas, as crianças aprenderam conceitos como algoritmos, termos-sequência, formas geométricas e comandos de orientação. Propostas ocorreram nos dias 15 e 26 de agosto.

Além da explicação expositiva dos conceitos, as tarefas foram realizadas, principalmente, de forma prática. Na primeira aula, as crianças aprenderam o conceito de sequência, tanto no que diz respeito à tecnologia quanto na vida em geral. Elas exploraram formas geométricas de diferentes cores, colocando-as em ordem e refletindo acerca das formas geométricas presentes em elementos do cotidiano.

A segunda aula abordou a noção dos lados direito e esquerdo e vivenciou o trabalho colaborativo. As crianças puderam entender qual era o lado direito e o esquerdo do corpo a partir da escrita da letra “R” na mão direita, pois essa representa o termo “right” e a palavra “robot”. Isso preparou a turma para a próxima tarefa, na qual deveria exercer diferentes papéis: robô ou programador/professor. O primeiro deveria seguir os comandos ditos, em língua inglesa, pelo segundo, movimentando o corpo no espaço para chegar a um tesouro posicionado estratégica e desafiadoramente no tapete quadriculado.