Cuidado com o meio ambiente é abordado na meditação da Fundação Evangélica

Momento contou com a participação de alunos e colaboradores
Compartilhe:
WhatsApp
Cuidado com o meio ambiente é abordado na meditação da Fundação Evangélica

Ministrada pelo Professor e Teólogo da IENH - Marcelo Ackermann e pela Professora Sofia Hoffmeister de Azevedo, uma Meditação especial sobre o meio ambiente ocorreu na IENH - Unidade Fundação Evangélica nesta terça-feira, dia 20 de outubro.

Com a participação de todos os alunos e também dos colaboradores da Unidade, a meditação foi realizada com dois momentos diferentes. Inicialmente, o Teólogo Ackermann realizou uma reflexão abordando a relação entre a Reforma Protestante, comemorada no dia 31 de outubro, e o cuidado com o meio ambiente. Conforme ele, do mesmo modo que Lutero teve uma mudança de pensamento e atitude quando começou a questionar alguns ideais da Igreja Católica da época, realizando a Reforma e dando início a Igreja Luterana, a sociedade atual também deve repensar algumas ações ligadas a natureza. De acordo com Ackermann, ser consciente, não poluindo e descartando o lixo nos locais corretos são algumas das simples atitudes que cada pessoa deve ter para evitar o "pecado social". Reconhecer que erra e deve mudar é o primeiro passo para melhorar.

Na segunda etapa, a Professora Sofia falou com os presentes sobre o Projeto Socioambiental Gota D'água. Visando sensibilizar e informar, a Professora apontou dados estatísticos sobre a geração de lixo, contando o que acontece e para onde é destinado o lixo que sai das casas. Com fotos, ela também comentou sobre a enchente que recentemente atingiu moradores da região, revelando que, entre vários problemas que resultam no acúmulo da água, está o descarte irregular do lixo. Para alertar sobre a realidade da escola, Sofia também mostrou fotos que fez pelos espaços da Unidade, onde ainda existem problemas com a separação do lixo, mesmo com a disposição de diversas lixeiras para resíduos secos e orgânicos. Para iniciar e também finalizar a sua fala, a Professora trouxe a frase "Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar" como forma de demonstrar que todos podem mudar e melhorar sempre, agindo para que outras pessoas também mudem e melhorem.