Curso de Psicologia investe em metodologias engajadoras em sala de aula

O professor e coordenador do curso, Rodrigo Souza, aposta no protagonismo do estudante para promoção de aprendizagem
Compartilhe:
WhatsApp
Curso de Psicologia investe em metodologias engajadoras em sala de aula

Nas disciplinas de Teoria e Técnica Psicanalítica e de Teoria e Técnica de Avaliação Psicológica: métodos projetivos, ministradas pelo professor e Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade IENH, Rodrigo Souza, metodologias engajadoras estão sendo propostas em sala de aula. O objetivo é promover o ensino e a aprendizagem de forma dinâmica e significativa.

Entre as propostas, na disciplina de Teoria e Técnica Psicanalítica, os estudantes foram divididos em grupos para “passear” por estações de aprendizagem, que envolveram a visão, o ouvir, o manusear e o brincar. Rodrigo detalha cada uma das estações: “na primeira, por meio de um podcast, o grupo era provocado a buscar respostas às perguntas norteadoras de uma discussão que terminaria em uma produção escrita. A segunda envolvia a leitura de um texto, que também continha perguntas que direcionaram à reflexão.  A terceira estação contava com jogos em que o conteúdo era trabalhado com algo lúdico, como caça-palavras e cruzadinha. A estação final era de produção de conteúdo em cartaz, contando com o conhecimento prévio do grupo que assistiu um documentário”, explica.

O papel do professor, nessa técnica de sala de aula invertida, era orientar e esclarecer dúvidas. Rodrigo explica que ele “não era o centro” da atividade, e, sim, os próprios alunos que precisavam “passar por todas as estações naquela noite, vivendo todas as experiências”.

Já com a turma de Teoria e Técnica de Avaliação Psicológica: métodos projetivos, a atividade envolveu uma experiência de gamificação. Depois da introdução teórica de temas da disciplina, os acadêmicos jogaram bingo. O professor fala que palavras relacionadas aos temas de aula e distratoras foram utilizadas nas cartelas. Na proposta, Rodrigo “sorteava a definição dos conceitos e o grupo marcava, mas era necessário revisar o conceito e a definição para marcar corretamente no bingo”, conta. Para manter a turma engajada, foram distribuídos prêmios ao longo das rodadas, como livros e revistas com temáticas da Psicologia.

Rodrigo avalia que a promoção de engajamento e protagonismo é o desafio docente no atual ambiente da sala de aula. Ele fala que a equipe de professores do Curso de Psicologia da Faculdade IENH tem se comprometido com metodologias de ensino diferentes no planejamento das disciplinas.