De lagarta a borboleta: vivenciando e entendendo a metamorfose

Alunos da Educação Infantil acompanharam a transformação de uma lagarta em borboleta
Compartilhe:
WhatsApp
De lagarta a borboleta: vivenciando e entendendo a metamorfose

Uma transformação da natureza foi vivenciada pelos alunos do Nível 5B da Educação Infantil Bilíngue da IENH - Unidade Oswaldo Cruz. O ciclo de vida de uma lagarta que, através da metamorfose, se transformou em uma borboleta foi acompanhado pelos estudantes nos meses de outubro e novembro.

A Professora Cristiane Ely Lemke conta que o grupo recolheu uma lagarta em um pote transparente que serviu como cativeiro. Com folhas e água, os estudantes alimentaram a lagarta. Após uma semana ela fez o seu casulo. Depois de duas semanas, ela se transformou em uma borboleta Monarca, de acordo com a aluna Geovanna. Em seguida, em conjunto, o grupo libertou a borboleta na natureza. "Foi um momento muito especial", destaca Cristiane.

Além do acompanhamento da metamorfose, a atividade também promoveu o cuidado dos alunos com os seres vivos, oportunizando a sensibilização para a preservação das mais variadas espécies de animais. Estimular a preservação das espécies, bem como a sustentabilidade ambiental através da separação do lixo da sala de aula também foi um dos objetivos do projeto.

Além de Cristiane, acompanhou a atividade a Professora Liliane Bohlke.