Desafio da construção - aprendendo sobre valor posicional do número por meio de situações-problema

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia
Desafio da construção - aprendendo sobre valor posicional do número por meio de situações-problema

Os alunos do 2º ano C do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estão desenvolvendo estudos relacionados ao valor posicional do número (unidade, dezena e centena).

No mês de outubro, em duplas, os estudantes realizaram construções diversas com material concreto de acordo com as quantidades predeterminadas pela Professora Gabriella Schorn por meio de situações-problema. Após, foi realizado o registro de cada construção por meio de fotografia e, posteriormente, ocorreram atividades de decomposição e estimativa, utilizando as imagens. Dessa forma, a utilização do material auxiliou o grupo na construção do número, bem como valor posicional.

“Atividades deste tipo podem parecer simples, mas desenvolvem conceitos importantes que servirão de base para toda a vida do/a aluno/a e cidadão/ã. Um exemplo, é o conceito de numeralização, que se refere a “ter familiaridade com os números e a habilidade matemática de fazer uso e enfrentar demandas matemáticas práticas em sua vida” (COCKCROFT, 1982)”, relata a Professora Gabriella. Também acompanhou a atividade a Professora Letícia Schmitz.