Descobertas e sensações no trabalho sobre os medos no Nível 2A

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Descobertas e sensações no trabalho sobre os medos no Nível 2A

A partir do novo projeto de estudos “Emoções e Descobertas é o que nos Desperta!”, as crianças do Nível 2 da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estão descobrindo e conhecendo diversas emoções e sentimentos.

Durante as últimas semanas a turma trabalhou os medos. Inicialmente, participaram de diversos momentos da hora do conto com esse tema. Em outro momento, foram questionados sobre seus medos, compartilhando-os com os colegas. Após a turma confeccionou um gráfico do medo, em que foram utilizadas tampinhas de garrafa PET para composição.

No dia seguinte, as crianças criaram o jogo da memória dos medos. Segundo a Professora Cláudia Nis, o jogo que contém as gravuras de seus respectivos medos vem sendo apreciado pela turma em todas as tardes.

Diante do envolvimento e apreciação com o tema, as crianças puderam participar do “Circuito dos medos”, organizado pelo professor Gustavo Paraboni Cerveira. Inicialmente, o Professor Gustavo recebeu o grupo usando uma máscara de monstro. Na sequência, promoveu o circuito que trabalhou diversos medos, entre eles: o escuro, ao entrar em um túnel; o medo da altura, ao saltar em um colchão; e o medo de alguns bichinhos citados por eles, ao passar em uma ponte. Todos participaram e exploraram os desafios propostos.

Para finalizar os estudos sobre os medos, em outro momento, a Professora Cláudia apagou as luzes do espaço de aprendizagem e ofereceu uma lanterna para cada aluno. Assim, as crianças puderam observar que tudo permanece igual com as luzes acesas ou apagadas. Em seguida, com as luzes apagadas e suas lanternas, os integrantes do grupo foram convidados a criar uma história utilizando objetos e brinquedos do espaço. A história, que foi ganhando vários personagens e ações, recebeu o título inventado pelo grupo: Aventuras na floresta assustadora.

“Foram momentos muito significativos para a turma. Eles estavam super envolvidos do início ao fim das atividades propostas, em que puderam conhecer seus medos, assim como os medos dos colegas e, a partir disso perceber que tudo bem ter alguns medos, mas que nem sempre devemos deixar de fazer alguma coisa quando temos medo e sim enfrentá-los. Em diversos momentos durante as atividades eles diziam: “olha profe, sou corajoso”. As crianças também puderam trabalhar algo muito significativo como a empatia, pois em diversos momentos respeitaram e ouviram com carinho os medos dos colegas”, conta a Professora Cláudia.