Na tarde do dia 11 de abril, os alunos do 3°ano B do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama receberam uma visita muito especial. O ex-aluno da IENH, que estudou nas Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica, Lucas Reis da Silva participou da aula, relatando sua experiência como aluno na IENH.
Segundo a Professora que organizou a atividade – Ana Paula dos Reis, o Lucas contou para os alunos como era a escola no tempo em que tinha a mesma idade, relembrou vivências com colegas e professores, relatou tarefas, brincadeiras, atividades avaliativas, fazendo uma pequena retrospectiva de sua passagem escolar na IENH.
Através do poema “Amigos do Peito” de Cláudio Tebas, os estudantes iniciaram um processo reflexivo em torno de suas amizades. Eles refletiram sobre o que torna “amigos do peito”, “amigos para uma vida toda”, os amigos que começam a amizade na escola e seguem mantendo contato. Lucas citou nome de amigos, relatou momentos significativos que juntos viveram e trouxe para a turma a certeza de que é possível iniciar na escola uma amizade para a vida inteira. Além disso, o ex-aluno comentou sobre amigos da época com quem hoje ainda se encontra, todos adultos, trabalhando e permanecendo próximos, participando um da vida do outro.
Questões como a mudança nos modelos de uniforme, espaços físicos, componentes curriculares e até mesmo na organização do dia a dia da escola, comentadas por Lucas, chamaram a atenção dos alunos. Descobrir que nem tudo foi sempre como hoje se apresenta mobilizou o grupo e aguçou a curiosidade em relação à história do Pindorama. Ficaram intrigados com o fato de que a escola existia antes mesmo da emancipação de Novo Hamburgo, que o prédio onde localiza-se a sala de aula em que estudam não foi o primeiro a abrigar salas de aula do Pindorama. “Algo que impressionou os alunos foi o fato de que a nossa Coordenadora Karina Spessato foi a primeira Professora do nosso visitante, o qual guarda recordações importantes”, relata a Professora Ana.
Para finalizar, acompanhados pelo visitante que tocou violão, os alunos cantaram a canção “A amizade é tudo”. “Lucas Reis, atualmente, trabalha na empresa Crespi do Brasil e à noite cursa o 5°semestre de Design na Universidade Feevale”, relata a Professora Ana.