Docentes do curso de Psicologia da Faculdade IENH participam de conselhos municipais

Anete da Cunha e Magale Machado realizam trabalhos em conselhos de Novo Hamburgo
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Docentes do curso de Psicologia da Faculdade IENH participam de conselhos municipais

Duas professoras do Curso de Psicologia da Faculdade IENH participam de conselhos municipais em Novo Hamburgo. Esses espaços proporcionam participação e articulação entre poderes executivos e sociedade civil, tendo como foco principal o trabalho na defesa de direitos dos cidadãos.

Desde o início dos anos 2000, a Professora Anete Regina da Cunha atua no Conselho Municipal de Assistência Social. Atualmente, ela integra a gestão 2019-2021 do COMAS. O papel deste colegiado é deliberar e atuar no controle social da Política de Assistência Social no município. Além disso, dentre os trabalhos desenvolvidos estão as plenárias mensais (abertas ao público) e a participação nas Comissões de Registro, Fiscalização, Monitoramento e Avaliação do trabalho das Organizações da Sociedade Civil (OSC) do município.

Segundo Anete, “estar como psicóloga neste contexto mostra o compromisso social que a Psicologia vem assumindo ao longo das últimas décadas, por meio do engajamento social e da luta pela transformação social, abrindo novos campos de participação e intervenção para os profissionais”.

Já a Professora Magale de Camargo Machado é integrante do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo (CMDCA) desde 2015. Ela participa do poder executivo municipal “representando a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de contribuir para decisões, principalmente, no que se refere ao âmbito da saúde", explica. Magale também é responsável técnica pelo serviço Clínica-Escola da IENH.

No que se refere ao seu papel como conselheira deste órgão, a professora salienta que o conhecimento das leis que legitimam esses conselhos é fundamental. Ela também acrescenta que a participação nas plenárias, mensais ou extraordinárias, e a apropriação das demandas da saúde de crianças e adolescentes, assim como o trabalho intersetorial são questões importantes da atividade.

Para Magale, a inserção da Psicologia neste campo propicia a aproximação com as complexidades das políticas públicas em conjunto ao controle social da gestão administrativa de financiamentos e adequação dos serviços. “Enquanto psicóloga e professora, a minha participação está ligada a um compromisso ético, político e social para o avanço bem como maior controle das políticas públicas de atenção à infância e adolescência nesta cidade”, diz.