Dois projetos da IENH recebem destaque no 10º Prêmio de Responsabilidade Social do SINEPE

Container LAB: Sala Ecológica é finalista na categoria Práticas Eco-Responsáveis
Compartilhe:
WhatsApp
Dois projetos da IENH recebem destaque no 10º Prêmio de Responsabilidade Social do SINEPE

A IENH recebeu destaque em dois projetos inscritos nos Prêmios 2015 do Sindicato do Ensino Privado - SINEPE. Na quarta-feira, 23 de setembro, o Sindicato divulgou os projetos finalistas e também os que receberam menção honrosa.

Concorrendo ao 10º Prêmio de Responsabilidade Social na categoria Práticas Eco-Responsáveis, o Projeto Container LAB: Sala Ecológica, inscrito pelo Coordenador dos Cursos Técnicos da Instituição - Leandro Sieben está classificado entre os finalistas. Tendo passado para a segunda fase da avaliação, o projeto será defendido em audiências públicas nos dias 7 e 8 de outubro, na Fundação Getúlio Vargas, em Porto Alegre. Os vencedores serão conhecidos no dia 1º de dezembro, em evento comemorativo ao 67º aniversário do SINEPE/RS, na PUCRS, em Porto Alegre.

Confira o relato de Sieben sobre o Container LAB: Sala Ecológica:

"O projeto Container LAB: Sala Ecológica surge da necessidade de integrar o discurso das práticas eco-responsáveis no fazer pedagógico da Instituição, aproximando os estudantes a temas relevantes e de impacto socioambiental, desafiando-os a desenvolver juntamente à Instituição um projeto inovador e sustentável. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Metodologia de Pesquisa e proporcionou diálogos interdisciplinares e transdisciplinares com os seguintes temas: práticas eco-responsáveis, preservação e educação ambiental, economia solidária, cooperação, energia fotovoltaica e inovação. Como instituição formadora, a IENH tem a preocupação e a missão de formar um sujeito crítico que seja capaz de atuar em uma sociedade em constante transformação, contribuindo para a melhor qualidade de vida e reduzindo o impacto ambiental proveniente da presença do homem na natureza. Desta forma, as práticas cooperativas, ambientais e de economia solidária "constituem um espaço aprendente com múltiplas mediações pedagógicas, formadoras de um novo ethos individual e coletivo" (ADAMS, 2012, p.12). Os saberes da experiência do trabalho solidário tendem a reproduzir-se em outras dimensões da vida pessoal e social, construindo um processo pedagógico e formador de uma nova cultura."

Pela avaliação com nota superior a 8, tendo bom desempenho na avaliação, o Projeto Um Olhar para o Outro, inscrito pela Coordenadora dos Programas Socioambientais da IENH - Isabel Lizakoski na Categoria Participação Comunitária do 10º Prêmio de Responsabilidade Social também foi destacado, recebendo menção honrosa.

Sobre o Um Olhar para o Outro:

Integrando os Programas Socioambientais da IENH, neste ano, o Um Olhar para o Outro completou seus 10 anos de existência. Nessa primeira década, o programa capacitou mais de mil alunos do Ensino Médio para práticas de solidariedade com projetos para 16 locais diferentes de Novo Hamburgo, beneficiando 5.824 crianças, adolescentes, adultos e idosos.