Entendendo algoritmo com aviões de papel na aula de Programação em Inglês

Conceito foi desenvolvido com alunos dos 4ºs anos
Compartilhe:
WhatsApp
Entendendo algoritmo com aviões de papel na aula de Programação em Inglês

As aulas de Programação em Inglês dos alunos bilíngues dos 4ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Oswaldo Cruz também ocorrem de forma desplugada, ou seja, sem o uso dos tablets ou computadores. Nesses momentos, conceitos importantes são estudados, assim como vivências que proporcionam o trabalho colaborativo.

No encontro do dia 17 de março, o conceito de algoritmo foi explorado. Conforme a Professora Cristiane Ely Lemke, “de uma maneira simples, algoritmo é uma lista de passos a serem seguidos para a finalização de uma tarefa”. Ainda segundo a Professora, eles estão presentes no dia a dia dos alunos: no momento de fazer o café, escovar os dentes, fazer o tema, entre outras atividades em que pequenos passos são seguidos buscando a finalização de uma tarefa maior.

Na atividade de aula, que desenvolveu as áreas de multilinguismo, tecnologia e colaboratividade, os alunos assistiram a um vídeo sobre algoritmos e depois elencaram os passos a serem seguidos para a construção de um avião de papel. Após essa tarefa, foram desafiados a seguir as etapas na prática para construírem o próprio avião. Segundo Cristiane, posteriormente, os conceitos também serão colocados em prática nas atividades plugadas.