Entrevista - Neurologista Martin Portner esclarece dúvidas sobre Mindfulness, tema do curso da IENH

Compartilhe:
WhatsApp
Entrevista - Neurologista Martin Portner esclarece dúvidas sobre Mindfulness, tema do curso da IENH

No dia 20 de outubro, inicia o Programa Avançado de Mindfulness, promovido pela Faculdade IENH e ministrado pelo Neurologista Martin Portner.

Trata-se de um curso com os fundamentos e detalhes práticos hands-on para o upgrade pessoal capaz de detectar e afastar pensamentos em modo automático, reduzir a reação do estresse diante de desafios e desenvolver a plenitude do equilíbrio interior. Os participantes serão capacitados a desenvolver a atenção plena e, através dela, alcançar maior consciência de suas ações.

Em quatro encontros, totalizando 12 horas, serão abordados os temas: Fundamentos, Hands-on 1, Hands-on 2 e Aplicações Avançadas.

Para entender mais sobre a proposta do Mindfulness, conversamos com o Neurologista Martin, que contou detalhes do Curso. Confira:

IENH – Como o estresse pode prejudicar a saúde mental de uma pessoa? 

Martin – Vivemos em tempos difíceis. O índice de desemprego e as condições econômicas são desfavoráveis ao crescimento. Mesmo assim, o mundo globalizado corre sob nossos pés – quem anda está parado porque os demais países do mundo desenvolvido já estão correndo. Surge a desesperança de perdermos a corrida; instala-se o medo dentro de nós. Dentro de algum tempo, as forças do estresse agem nas células do organismo e está criado o caminho para adoecermos.

IENH – O que é Mindfulness? 

Martin – Mindfulness significa colocar o pé no freio da mente para que possamos ter ideias ágeis. Parece contrassenso frear de um lado para agilizarmos do outro, mas é isso que o mindfulness proporciona. O mecanismo é simples – mindfulness é uma técnica que possibilita assumirmos o controle das operações realizadas em modo automático. Podemos parar para examinar com mais nitidez o que acontece à nossa volta e perceber que tipo de reações isso provoca na gente. Livre desse mecanismo automático, começamos a empoderar nossas vidas.

IENH – Como ocorre o desenvolvimento da atenção plena? 

Martin – Ao contrário de imaginarmos que a atenção plena seja um exercício de relaxamento, trata-se de um esforço de foco fora do comum. Atenção plena no estalo dos dedos significa reunir os recursos do cérebro no aqui e agora para que possamos ver com clareza o que acontece aqui fora e dentro da gente.

IENH – Na atualidade, qual é a importância do Mindfulness? Quais são os benefícios que pode trazer para uma pessoa? 

Martin – Equanimidade, bem-estar e saúde. E com o tempo, sabedoria, autoconhecimento e felicidade. No mundo da era digital onde estar presente significa estar ligado pelos smartphones, precisamos desenvolver uma dupla presença – pelos aplicativos e pela consciência plena.

IENH – Em resumo, o que vai abordar no Curso da Faculdade IENH? 

Martin – O curso é inédito em seu conceito. Vamos abrir os porões da consciência plena, onde residem os fundamentos da neurociência. Saberemos as vantagens de agirmos com mindfulness. O curso também vai abrir as portas do sótão, para que possamos colocar nas mãos a arte de como desenvolver a capacidade mindfulness com o estalo dos dedos.