Estudantes da Fundação Evangélica participam de capacitação sobre gestão de resíduos

Momento foi promovido pelo Programa de Sustentabilidade Ambiental - Gota D'Água
Compartilhe:
WhatsApp
Estudantes da Fundação Evangélica participam de capacitação sobre gestão de resíduos

Gestão dos resíduos foi o tema da capacitação promovida aos alunos dos 7ºs, 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica. Organizado pelo Programa de Sustentabilidade Ambiental – Gota D’Água, o momento foi ministrado pela Coordenadora dos Programas Socioambientais da IENH – Isabel Lizakoski, representante da Área de Ecologia do Rotary Club Novo Hamburgo – Ubiraci Pottes de Mello e pela responsável do Lewa Esperança – Centro Urbano de Vivências Ambientais – Maria Leoni Hennemann.

Inicialmente, a Supervisora Escolar – Marga Inês Schmitt Werckmeister conversou com os estudantes passando a palavra para a Coordenadora Isabel. Mostrando imagens para reflexão sobre o descarte inadequado do lixo, Isabel falou sobre a poluição e o impacto ambiental. A realidade do lixo gerado em um dia na IENH – Unidade Fundação Evangélica foi exposta aos alunos, que se surpreenderam com os dados.

O representante do Rotary – Ubiraci falou sobre o que é lixo, comentando que tudo é reciclável, mas de acordo com a relação custoXbenefício que se tem, nem tudo vale a pena reciclar. “Quanto menor a quantidade de lixo produzido é melhor para o planeta e para nós, pois a matéria prima é finita”, destacou.

Conforme Maria Leoni, para auxiliar o Planeta no próprio dia a dia, a solução é separar. Com três lixeiras, divididas nos destinos de resíduo reciclável, orgânico e contaminado, interagindo com os alunos, Leoni fez a prática da separação.

Para finalizar, Leoni comentou que o conhecimento adquirido precisa ser colocado em prática. Desta forma, a Coordenadora Isabel relatou que a separação já pode ser realizada na Unidade, pois todas as lixeiras foram etiquetadas conforme resíduo reciclável (papéis, vidros, metais e plásticos), orgânico (cascas e restos de alimentos, erva-mate) e contaminado (lixo sujo do banheiro).