Estudantes da Fundação Evangélica reúnem-se na Hora Cívica para homenagear Novo Hamburgo

Momentos de reflexão na atividade
Compartilhe:
WhatsApp
Estudantes da Fundação Evangélica reúnem-se na Hora Cívica para homenagear Novo Hamburgo

Os alunos da IENH – Unidade Fundação Evangélica participaram da Hora Cívica em homenagem ao aniversário da cidade de Novo Hamburgo, comemorado no dia 5 de abril.

Inicialmente, os alunos e Professores cantaram o Hino Nacional. Em seguida, os Professores Luís Alexandre Cerveira e Ana Paula Moutinho Ferraz ministraram um momento de reflexão.

Cerveira falou sobre cultura, explicando que Novo Hamburgo e todo o Vale do Sinos é resultado de uma mistura de culturas. Ele citou exemplos dessa mistura, tais como a tradicional cuca “alemã”. De acordo com ele, a cuca originou-se do kuchen (bolo alemão), que sofreu uma adaptação cultural no Brasil com a inserção de frutas na receita. Outro exemplo comentado pelo Professor foi o chimarrão gaúcho, que surgiu através da cultura indígena e tornou-se hábito no Rio Grande do Sul.

Na sua fala, a Professora Ana abordou questões como o papel da mulher alemã na imigração e na sociedade durante a época da colonização de Novo Hamburgo.  Através de fotografias e registros de diversos autores, a Professora fez a reflexão sobre o importante papel que a mulher teve no período e o destaque que não recebeu na história.

Para finalizar a Hora Cívica, em posição de respeito, os presentes cantaram o Hino de Novo Hamburgo.