Estudantes da IENH criam protótipo no projeto da Maratona Maker Intel

Os vencedores serão anunciados neste mês
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Estudantes da IENH criam protótipo no projeto da Maratona Maker Intel

As alunas bilíngues dos 6ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz – Alice Sander, Deborah Klein, Isadora Guedes, Bruna Ludwig e Ana Clara Malinski cumpriram mais uma etapa da Maratona Maker Intel.

Estando entre as 50 equipes de todo o Brasil classificadas para a segunda fase da competição, nesta etapa, as meninas desenvolveram o protótipo do projeto “Maker Girls”. As estudantes utilizaram as peças do Makerkit, um kit contendo uma placa Genuíno 101 e itens periféricos definidos pela Intel, para a montagem.

Sobre o projeto

A ideia foi criar uma casa onde toda a água da chuva e do esgoto pudessem ser reaproveitados para gerar economia, através da reutilização. Na maquete, a água da chuva é recolhida no filtro submerso criando um reservatório de água utilizada no chuveiro. Essa água de esgoto dispensada também será reaproveitada, sendo levada até o reservatório utilizando a filtragem com plantas nativas. Para completar o projeto, pensaram em como o morador poderia ter a garantia de um bom banho com um tempo ecologicamente correto. Desta forma, determinaram no protótipo o tempo de 7 minutos de banho. Um cronômetro com uma sinaleira mostra o tempo restante. No vermelho restará 1 minuto precisando mais de atenção. Em caso de prédios ou casas com mais de um chuveiro precisaria de um sistema para cada um.

“Foi extremamente gratificante ver as alunas trabalhando de forma colaborativa em busca de um objetivo comum”, comenta a Professora Jaqueline Grassmann.

Sobre a Maratona Maker Intel

A competição tem por objetivo promover e estimular a criação de projetos baseados em arquitetura Intel e foco em Internet das coisas, que possam ser relevantes para resolver problemas da comunidade. A proposta consiste em incentivar crianças e jovens a construir as próprias soluções para seus problemas diários no modelo “faça você mesmo”.

Os 50 projetos finalistas serão avaliados pela Comissão, que selecionará três, sendo um do Ensino Fundamental e dois do Ensino Médio. A comunicação das três equipes vencedoras, que serão premiadas com a viagem para uma conferência sobre Internet das coisas, em São Paulo, deve ocorrer em dezembro.