Através da elaboração de um trabalho, os alunos da disciplina de Exportação 2 do Curso Técnico em Comércio Exterior da IENH aprenderam a identificar e interpretar a legislação que regula as atividades de comercialização de exportação, utilizar técnicas específicas de inserção de empresas no mercado internacional, precificar bens e serviços utilizando técnicas e modelos próprios e também realizar transações comerciais nacionais e internacionais.
Visando trazer significado aos diferentes conteúdos programáticos trabalhados em aula, o Professor João Bosco propôs uma atividade dividida em três etapas. A 1ª etapa foi a produção de um vídeo. Divididos em duplas, os estudantes receberam temas de estudo que desenvolverão ao longo do componente curricular, tais como: “Incentivos à exportação”, “Etapas de uma exportação”, “Exportação direta e indireta, “Siscomex”, “Estratégias de inserção no mercado internacional”, “Definição de produto e mercado” e “Estudo de caso de empresas que se internacionalizaram”. A partir da conclusão da base escrita e teórica do trabalho, a dupla desenvolveu o vídeo, dividido em 2 partes de até 5 minutos, cada uma, contendo uma síntese do tema pesquisado.
Na 2ª etapa, foi realizado o Projeto de Internacionalização. Nas mesmas duplas, os alunos escolheram um produto para exportação, pesquisando questões como classificação fiscal, forma de produção, preço médio no mercado nacional e internacional, principais fabricantes/exportadores no mercado interno e principais países importadores. A partir da produção escrita, as duplas desenvolveram um material institucional e promocional para apresentação do produto no mercado internacional. Eles apresentaram uma pesquisa de mercado e um plano de marketing para exportação. No final, também foram produzidos vídeos sobre os assuntos.
A última etapa foi de apresentações dos vídeos, em que os estudantes estavam vestidos de acordo como se estivessem em uma apresentação oficial ou em uma reunião de negócios. O momento ocorreu no Container Lab.