Estudantes do Técnico em Informática desenvolvem sistema de manutenção para a IENH

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Estudantes do Técnico em Informática desenvolvem sistema de manutenção para a IENH

Os estudantes Guilherme dos Passos Persh e Jorge Luiz Tessmann, da 3ª série do Ensino Médio e formandos do Curso Técnico em Informática, acabam de concluir um projeto que já começa a fazer diferença na rotina da comunidade escolar: o MANU SMART, um sistema criado para organizar e agilizar as solicitações de manutenção nos ambientes da Unidade Fundação Evangélica.

A iniciativa surgiu como um desafio real proposto pela área de Infraestrutura da IENH. Sob orientação da Coordenadora de Infraestrutura, Daiani Arruda, e dos professores Guilherme Piaia e Eduardo Isaia Filho, os alunos assumiram o desenvolvimento completo da aplicação da análise de requisitos à implementação final.

Da ideia ao protótipo: um desafio encarado de frente

Segundo os alunos, a proposta partiu da necessidade de centralizar pedidos de manutenção de maneira mais clara e organizada. A partir daí, vieram as primeiras ideias, inspiradas também em soluções usadas por empresas que utilizam QR Codes como porta de entrada para serviços. 

“Iniciamos com brainstorms e entendemos que cada ambiente precisava ter seu próprio QR Code. Isso permitiria identificar rapidamente o local e facilitar toda a comunicação”, explicam Guilherme e Jorge.

Como funciona o MANU SMART

O sistema utiliza cartões com QR Codes exclusivos instalados em cada ambiente. Ao identificar um problema, lâmpada queimada, porta trancando, cadeira danificada, o usuário aponta o celular, registra o e-mail institucional, descreve a situação e pode anexar uma foto.

Do outro lado, a equipe de manutenção recebe todas as solicitações em um painel próprio, organizado para facilitar a triagem e o encaminhamento das soluções. A coordenadora Daiani acompanha todo o fluxo em um painel de gestão que exibe histórico, etapas e retorno ao solicitante.

Uma experiência que formou profissionais

Para os estudantes, desenvolver o MANU SMART foi uma vivência que ultrapassou o aspecto técnico.

Foi muito importante para consolidar tudo o que tínhamos feito no curso. Tivemos contato com ferramentas novas, segurança de software e todas as etapas de um projeto real. Isso muda a forma como enxergamos o desenvolvimento para produção”, relatam.

Eles destacam que, pela primeira vez, experimentaram o ciclo completo de criação de um sistema: da análise de requisitos ao lançamento.

Desafios enfrentados e superados

O tamanho do projeto e a variedade de ambientes da instituição exigiram atenção redobrada.

“Tivemos desde pequenos erros que nos acompanharam por dias até o desafio de implementar QR Codes específicos para cada sala. A instituição é grande, e isso exigiu organização”, contam.

Mesmo assim, com o apoio dos orientadores e da equipe de manutenção, os alunos conseguiram transformar cada obstáculo em aprendizado.

Tecnologia construída por estudantes, para a comunidade

Agora, com a aplicação instalada em diversos ambientes, inicia-se a fase de testes, etapa essencial para validar a funcionalidade e aperfeiçoar o uso. Professores, funcionários e colaboradores são convidados a registrar diariamente as demandas percebidas.

Cada interação ajuda a consolidar o trabalho dos estudantes, que entregam à comunidade um sistema prático, funcional e alinhado às necessidades do cotidiano.

Atualizado em: 01/12/2025