Estudantes engajados no combate ao Aedes aegypti realizam ações para alertar a comunidade

Produção de cartazes, vídeos e música integraram as atividades de conscientização
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Estudantes engajados no combate ao Aedes aegypti realizam ações para alertar a comunidade

Buscando conscientizar a comunidade sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, Febre Chikungunya e o Zika vírus, os alunos dos 4ºs anos C e D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estiveram engajados e desenvolveram um projeto com diversas ações.

A Professora Juliana Bohn conta que tudo começou ainda em fevereiro, quando ela solicitou aos alunos que trouxessem reportagens de jornal, revista e estudos científicos sobre a dengue. Após o compartilhamento das leituras, os estudantes foram questionados se julgavam ser importante realizar um trabalho sobre o assunto. Com a resposta positiva, os alunos realizaram pesquisas com os materiais trazidos, buscando conhecer mais o assunto para informar à comunidade.

Com a ferramenta para criação de formulários do Google, as turmas produziram questionários com perguntas sobre os temas estudados, que foram respondidas por outros alunos da escola e analisadas nas aulas de Matemática.             A partir disso, o grupo começou a estudar o gênero textual cartaz, entendendo para que serve e recebendo, inclusive, orientações da integrante da Equipe de Comunicação e Marketing da IENH – Caroline Mendel.

Partindo para a prática, os estudantes foram divididos em grupos, em que organizaram um rascunho do cartaz para em seguida fazê-lo novamente com recursos da sala de educação tecnológica. Depois de concluídos, os cartazes abordando os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito foram afixados em pontos estratégicos da escola e entregues pelos alunos em comércios próximos à Unidade, visando informar a comunidade sobre o assunto.

Paralelo a isso, devido à curiosidade, os estudantes trouxeram mosquitos para análise no laboratório. De acordo com as características pesquisadas, como as listras brancas no corpo do mosquito, o grupo identificou com auxílio do microscópio que um dos mosquitos trazidos era de fato um Aedes aegypti, o que comprovou que próximo a casa de um aluno há focos de água parada que têm contribuído para a proliferação do inseto. Para esse momento de “brincar” de cientista, os alunos contaram com o auxílio da Professora de Ciências da Unidade – Gabriele Zvir.

No domingo do dia 20 de março, a ação realizada foi o dia “D” contra o Aedes. Neste dia, a tarefa de casa do grupo foi investigar possíveis focos de água parada em suas casas.

Com base nas pesquisas, os alunos produziram roteiros e gravaram vídeos com alertas sobre o combate ao mosquito, que evita as doenças transmitidas por ele. Um rap sobre a prevenção do Aedes também foi produzido e gravado pelas turmas, que cantaram e tocaram a canção na aula de música com a Professora Daniella Nogueira. O objetivo das gravações foi a divulgação na internet, onde grande público é envolvido e pode ser alertado. O lançamento dos vídeos ocorreu em uma cerimônia com as famílias no dia 20 de abril.

Como alunos do Currículo Bilíngue, o assunto e as ações foram discutidos nas aulas de Língua Materna e Língua Inglesa. Além das Professoras Juliana, Gabriele e Daniella, também acompanharam o desenvolvimento do projeto as Professoras Cristiane Ely Lemke e Bianca dos Reis.