Início de ano é sempre tempo de fazer novos planos, estabelecer metas, buscar novos desafios, vislumbrar crescimento. Isso acontece na vida pessoal, familiar, profissional, e não poderia ser diferente na vida escolar. Todo início de ano letivo requer uma boa reflexão sobre a caminhada do grupo até o momento, assim como sobre o que desejam buscar, para que Professores e alunos, juntos, possam fazer novos planos. Em tempos de Reformas, a necessidade de repensar as origens, identificação e os caminhos a trilhar é fundamental. Pensando assim, os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz começaram as suas atividades.
Nas aulas de Língua Materna, com as Professoras Juliana Bohn e Bianca dos Reis, através da leitura compartilhada de alguns livros de história, relembraram momentos vividos para entenderem as diferentes emoções experimentadas. “As cores e os monstros nos guiaram num passeio pelo mundo interior, para que pudéssemos identificar o que nos faz sentir tristeza, alegria, raiva…”, conta a Professora de Língua Inglesa – Cristiane Ely Lemke, que também acompanhou o momento.
Em grupos, os alunos elaboraram um diagnóstico da turma, o que permitiu o desenvolvimento de esquetes, desenhos, gráficos e palavras contendo os pontos fortes e o que necessita melhorar para seguirem a caminhada em busca dos sonhos. “No entanto, saber o que é preciso para melhorar não é suficiente. Para que mudanças, de fato, aconteçam, precisamos de ações”, destaca a Professora Cristiane. Para isso, nas aulas de Língua Inglesa, os alunos assistiram a um vídeo sobre as resoluções de ano novo, apresentado por uma menina de 4 anos. A partir disso, discutiram sobre os fatores que dificultam a concretização das resoluções e foram instigados a pensar sobre as resoluções que são importantes para os alunos do 4º ano durante o ano letivo de 2017. Os estudantes, em grupos, criaram e apresentaram cartazes com o que precisavam parar de fazer, começar a fazer ou mudar.
Para pensar sobre as diferentes maneiras que podem agir, nas aulas de Língua Espanhola, com a Professora Raquel Meirose, os alunos assistiram ao curta metragem “El Puente”. A partir da história realizaram uma reflexão sobre a problemática que o filme apresenta e como os personagens agem na resolução dos problemas.
“E não paramos por aí, afinal, verdadeiras reformas exigem um processo contínuo de reflexão, ação, reflexão...”, conclui a Professora Cristiane.