Fantoches e elementos da natureza fazem parte do aprendizado sobre a história dos números na IENH

Conceitos matemáticos foram explicados por meio de dramatização
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa
Fantoches e elementos da natureza fazem parte do aprendizado sobre a história dos números na IENH

No final de junho, no dia 27, as turmas dos 1°s anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz trabalharam sobre os números de forma lúdica. Dentro das Atividades Diversificadas, as Professoras – Jordana Quilião e Sheila Gallina Nienow utilizaram o teatro para ensinar matemática às turmas.

Fantoches e elementos da natureza compuseram a dramatização “A história dos números”. Dessa maneira, a aprendizagem sobre a transformação de unidades em dezena foi feita simbolicamente, trocando 10 pedras por um graveto, por exemplo.

Após a história, um momento de reflexão. Por meio da escrita, os estudantes foram desafiados a registrar o que consideraram importante na história. Individualmente e de forma personalizada, tiveram o apoio das duas professoras em sala de aula e, assim, também trabalharam diferentes níveis de desenvolvimento da escrita.

Além disso, eles também aprenderam brincando com o “jogo das pedras e gravetos”. Assim, construíram o conhecimento de forma significativa. Segundo Jordana, a aprendizagem “quando vivenciada por meio do brincar e da utilização de materiais, se torna mais significativa e envolvente”.