História sensorial e mindfulness nas aulas de Língua Inglesa dos Níveis 3

Alunos experimentaram frutas, conhecendo sabores, cheiros e texturas
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Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida Sociedade e Cultura Plurilinguismo
História sensorial e mindfulness nas aulas de Língua Inglesa dos Níveis 3

Os estudantes dos Níveis 3 da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama estão aprendendo a reconhecer e nomear as frutas em Língua Inglesa, assim como identificar os cinco sentidos.  

Nas primeiras semanas de novembro, após dialogarem sobre os cinco sentidos e resgatarem o vocabulário aprendido no semestre anterior sobre frutas, os alunos puderam experimentar diferentes alimentos. De olhos fechados por vendas, sentaram em cadeiras centralizadas na sala e ouviam a história “I Don’t like Banana”, uma adaptação do livro infantil de Barbara Hojel e Ginger Guy. “A literatura, nessa fase, permite que as crianças partam do mundo fantástico (em sentido de fantasia), elemento que desencadeia a imaginação do pequeno leitor, surtindo um efeito do “maravilhoso”, consequentemente envolvendo a atenção da criança e dando mais sabor à verossimilhança a partir do apelo sensorial”, explica a Professora Ana Carolina.

Na nova versão da história, os alunos poderiam cheirar as frutas, comê-las se aceitassem, sentir alguns objetos da história, ouvir sonorizações e, no final, sentir uma deliciosa chuva. A Professora anunciou a atividade antes e explicou cuidadosamente, orientando que deveriam usar a imaginação! Ana Carolina comentava qual o sentido que seria explorado e, então, os alunos sentiam, identificavam o alimento e também apontavam as cores e tamanhos dessas frutas.

A atividade, além de abordar os conceitos linguísticos, foi realizada de forma relaxante, devido a utilização das técnicas de mindfulness. Segundo a Professora Ana Carolina, com a técnica, o aluno pode desenvolver a atenção plena sob um objeto de forma consciente e ao interagir com o mesmo, utilizando os sentidos. “O estudante passa a ter ainda mais controle sobre as reações e escolhas e se redescobrir em algo. Esse aspecto foi muito relevante na atividade, pois alguns alunos não gostavam de determinadas frutas, mas ao voltar a atenção para o cheiro delas e, depois, ao sabor, estando de olhos vendados (mas tendo consciência de que fruta se tratava), passaram a querer comê-la no ato e trazê-las no lanche, posteriormente”, relata a Professora. Ana Carolina ainda explica:

“A Educação Infantil é um marco no mundo de descobertas e é na escola que essas se consolidam com mais precisão a partir de diferentes experiências oportunizadas às crianças, acreditando que o conhecimento empírico deve ser “potencializado”. Em uma dessas descobertas está o reconhecimento do corpo e de diversas funções que ele executa para que, então, possam cuidá-lo, preservá-lo e, logo, respeitar o do “meu amigo”. Assim, com a proposta do eixo transversal “Saúde e qualidade de vida”, na IENH, desde pequenos, as crianças podem compreender essas importâncias através de diferentes atividades propostas e o cuidadoso planejamento dos projetos da Educação Infantil, por parte dos professores”.