Histórias proporcionam momentos de interação e descobertas no Currículo Bilíngue

As turmas do 1° ano do Ensino Fundamental participaram das atividades
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Histórias proporcionam momentos de interação e descobertas no Currículo Bilíngue

Durante a primeira semana de aula dos 1°s anos C e D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz, os alunos vivenciaram momentos de contação de história, que basearam diversas atividades das turmas nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Diversos livros foram escolhidos pelas Professoras - Ane Maria Becker Eltz e Jordana Quilião. Entre eles, “A caixa de Jéssica”, de Peter Carnavas, em que as professoras utilizaram uma caixa de objetos com os personagens da história para ilustrar. Na atividade, os alunos puderam experimentar cookies e, no Pátio da Jabuticaba, exploraram e se divertiram com caixas de papelão, que aparecem na narrativa.

Além de momentos de diversão, atividades foram propostas a partir das histórias. Em sala de aula, a Caixa Curiosa – como foi apelidada a caixa utilizada por Ane e Jordana – foi organizada com diversas perguntas para os estudantes responderem. Após, eles puderam registrar como se sentiram na escola, anexando os relatos na parte externa da caixa. Uma atividade envolvendo a família também foi elaborada a partir do conto: os estudantes foram desafiados a adivinhar uma charadinha relacionada a história junto aos pais.

Nas aulas de Língua Inglesa, as Professoras - Daniela Ruschel e Vitória Bossle escolheram histórias como "Clifford's first school day" - Norman Bridwell, e "Blowing Bubbles" - Juliet Partridge para os alunos do Currículo Bilíngue. A partir dos contos, as turmas vivenciaram músicas e brincadeiras, incluindo momentos de diversão ao ar livre com bolhas de sabão.

No período, as turmas também exploraram a escola e as suas salas. No pátio, participaram de um tour para conhecer e relembrar os espaços físicos da Unidade. Brincadeiras como “Paraquedas” e “Desafio em equipe” fizeram parte da programação.