IENH realiza Simpósio Internacional de Educação Bilíngue

Evento reuniu mais de 400 participantes
Compartilhe:
WhatsApp
IENH realiza Simpósio Internacional de Educação Bilíngue

Educação Bilíngue foi o assunto que reuniu mais de 400 pessoas nos dias 24 e 25 de agosto, na Unidade Fundação Evangélica. Realizado pela Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, que já soma 13 anos de experiência na área, o 1º Simpósio Internacional de Educação Bilíngue da IENH teve como tema “O bilinguismo na contemporaneidade: práticas, desafios e tendências”.

Destinado para profissionais da área da educação e demais interessados no ensino bilíngue e no bilinguismo, o evento foi o primeiro Simpósio Internacional de Educação Bilíngue promovido no Rio Grande do Sul, com enfoque em práticas educacionais e discussões teóricas. Mais de 15 palestrantes de diversos lugares do mundo compartilharam suas experiências e estudos.

No primeiro dia, o momento de abertura contou com a fala das Coordenadoras do evento – Luciana Brentano e Daniele Blos Bolzan e do Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt, além das apresentações musicais dos alunos dos 4ºs e 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH. Em seguida, ocorreu a palestra “Teaching and learning in elite bilingual education programmes: challenges and opportunities”, ministrada pela Dra. Anne-Marie Truscott de Mejia. Antes do intervalo do almoço, pesquisadores apresentaram seus estudos na sessão de pôsteres.

As atividades da tarde de sexta-feira iniciaram com os compartilhamentos do Dr. Li-Hao-Yeh, que realizou a palestra “Making sense of what we perceive: bilingual language comprehension”. Logo após, workshops sobre temáticas relacionadas à Educação Bilíngue foram ministrados por diferentes professores e pesquisadores: Fátima Tenório, Vanessa Tenório, Ig Ibert Bittencourt, Daniele Blos Bolzan, Janaina Menezes, Carolina Müller, Carlos Henrique Trindade, Sabrina Vier e Marcelo de Cristo. As apresentações de mais de 30 práticas pedagógicas e o momento de confraternização encerraram a programação do primeiro dia.

“Do biletramento aos pluriletramentos: alguns avanços conceituais na compreensão dos processos de sistematização da leitura e da escrita por crianças multi/bilíngues” foi a temática abordada pela Dra. Antonieta Heyden Megale no início da manhã do dia 25.  A Ma. Luciana Brentano e a Dra. Ingrid Finger palestraram sobre “O cérebro bilíngue: entendendo as consequências do bilinguismo para o processamento da linguagem e a cognição”. Após o intervalo do almoço, o evento seguiu com a “Mesa-redonda: Discutindo a Educação Bilíngue no Brasil”, com a participação da Dra. Antonieta Heyden Megale, Ma. Luciana Brentano, Ma. Kristina Michelle Silva Speakes, e mediação da Dra. Daniele Blos Bolzan.

Durante todo o período, os participantes puderam conferir as novidades de materiais e programas da Educação Bilíngue na feira de expositores. Após agradecimentos, homenagens e apresentações dos alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH, o evento foi encerrado com os sorteios das editoras e visitação à Unidade Pindorama.

“Nosso Simpósio foi um sucesso! Estamos muito felizes com o resultado. Muito aprendizado, muitas trocas e muito conhecimento compartilhado. A Educação Bilíngue é um assunto emergente no Brasil e temos que nos dedicar a isso cada vez mais”, comenta a coordenadora do evento – Luciana.

Confira todas as fotos aqui!

Confira o resumo dos dois dias de evento no vídeo: