Inspirados pelas ideias de Lutero, alunos criam a Caixa das Boas Ações

Turmas compartilham boas atitudes em relação ao próximo
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
Inspirados pelas ideias de Lutero, alunos criam a Caixa das Boas Ações

A partir dos estudos sobre a vida e a história de Martinho Lutero, as Professoras Sheila Gallina Nienow e Fernanda Oliveira lançaram o desafio aos alunos dos 1ºs anos C e D do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. As turmas criaram a Caixa das Boas Ações, colocando dentro dela todas as boas atitudes em relação ao próximo (na família, na escola, com o meio ambiente).

Cada aluno decorou sua caixa em casa, com a família, e trouxe para a escola no dia 20 de outubro. Neste dia, uma vivência ao ar livre foi realizada para os estudantes compartilharem as caixas entre as duas turmas. No mesmo momento, o grupo realizou orações de agradecimento, lembrando de Martinho Lutero e falando sobre o que significa “fazer o bem sem olhar a quem”. Os alunos puderam falar sobre a experiência, empenhados em fazer um mundo melhor, refletindo que pequenas ações no dia a dia podem fazer a diferença na vida das pessoas.

De acordo com a professora Sheila, a Caixa das Boas Ações será “recheada”, aos poucos, com registros através de escrita, fotos ou desenhos. “Os alunos estão registrando suas boas atitudes realizadas na família, na escola e no meio ambiente, inspirados nas ideias de Lutero em fazer o bem, promovendo uma corrente de solidariedade. Com a atividade, os alunos desenvolveram a empatia, colocando-se no lugar do outro”, afirma Sheila.