A turma do Kindergarten 2A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama está explorando diferentes formas de expressão por meio do projeto de estudos “MY VOICE, MY BODY AND THE SOUNDS OF THE WORLD: Descobrindo muitas formas de me expressar”. Uma das frentes trabalhadas no projeto tem sido o universo dos sons dos animais, com propostas que unem literatura infantil, bilinguismo, jogos e muita criatividade.
Para enriquecer a vivência, dois livros foram utilizados como ponto de partida: “E o dente ainda doía”, de Ana Terra, na Língua Materna, e “Quiet!”, de Paul Bright, em Língua Inglesa. A partir das obras, foram organizados Learning Centers Bilíngues que proporcionaram momentos de aprendizagem ativa, lúdica e significativa.
No Learning Center de Língua Materna, as crianças participaram de uma brincadeira matemática inspirada na história do jacaré com dor de dente. Com o auxílio de um dado, os pequenos sortearam números e alimentaram o jacaré feito de sucata com “jabuticabas” de papel crepom amassado, exercitando a contagem e a motricidade fina. Em seguida, cantaram a música “Pé de Jabuticabeira”, de Kitty Driemeyer, e confeccionaram chocalhos, unindo musicalidade e expressão artística.
Já no Learning Center de Língua Inglesa, os estudantes foram desafiados a encontrar os personagens da história, a família de leões, em uma bandeja sensorial com areia, nomeando-os em inglês: baby lion, daddy lion e mommy lion.
A atividade estimulou o vocabulário, a concentração e a curiosidade. Além disso, realizaram jogos de memória com os demais animais da narrativa e, nos dias seguintes, fizeram registros gráficos com argila e brincadeiras de identificação dos sons dos animais.
As propostas, conduzidas pela professora Caroline Bender e pela teacher Amanda Escobar, desenvolveram não só a linguagem, mas também habilidades cognitivas, sociais e emocionais de forma criativa e envolvente.