Lição de solidariedade e sustentabilidade: alunos da IENH constroem brinquedos para doação

Estudantes do Ensino Médio participam do projeto Oficina do Brinquedo
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
Lição de solidariedade e sustentabilidade: alunos da IENH constroem brinquedos para doação

Cortar, costurar, parafusar e martelar em prol do próximo! Essas são algumas das tarefas dos alunos das 2ªs séries do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica, na Oficina do Brinquedo, projeto que integra os Programas Socioambietais da IENH.

Toda quarta-feira, no turno da tarde, os estudantes reúnem-se para confeccionar brinquedos que, posteriormente, são doados para crianças e idosos de entidades sociais. Com materiais recicláveis, eles constroem de jogos de mesa a bonecas de pano.  

Orientado pela Coordenadora dos Programas Socioambientais da IENH – Isabel Lizakoski, o projeto iniciou em 2008 e, desde então, integra o currículo escolar, valorizando a sustentabilidade e as questões sociais como fundamentais para o futuro de crianças e jovens na sociedade. Segundo a Coordenadora, a Oficina do Brinquedo e o resultado de todo seu processo, “promovem o encontro de realidades antagônicas, de descobertas, como também a construção de promoção da vida com caráter transformador”. Além disso, o tempo que os jovens dedicam para produzir algo em prol do outro os torna sensíveis às situações de vida alheia e do cuidado com o mundo.

Dificilmente uma boneca, um caminhão, os jogos, um porta-retrato e demais presentes se repetem. Cada um deles tem um aspecto que o diferencia dos demais, tornando-os especiais. Nesse mesmo contexto, a reflexão sobre o consumo exagerado, assim como a possibilidade de compreender os efeitos desse consumo no ambiente, torna a proposta significativa, à medida que coloca em cena a valorização de materiais descartados que podem ser criativamente transformados em algo útil.

É no Natal Solidário da IENH que a magia acontece! Anualmente realizado, esse evento é uma programação promovida pela Instituição visando a celebração do Natal entre as entidades sociais, alunos e funcionários da escola. No momento, o Papai e a Mamãe Noel entregam os presentes produzidos pelos estudantes. A tarde também conta com diversas atividades que integram o público e emocionam os presentes com as homenagens e apresentações.

Neste ano, a atividade natalina ocorrerá no dia 07 de dezembro, reunindo cerca de 500 pessoas de entidades sociais de Novo Hamburgo. Mais de 500 brinquedos foram preparados para doação, entre eles: cavalinhos de pau, bonecas de pano, sapatas, pula pé, tangram, resta um, jogo salada de frutas (jogo inspirado no Uno), necessaire e bolsas.

Para a Coordenadora Isabel Lizakoski, por meio do projeto e também do evento, os alunos desenvolvem habilidades importantes como solidariedade, sustentabilidade, atividades manuais, economia, custos, entre outros. Para ela, também se trata de uma experiência importante para a vida: -“Nós temos diversos presentes que, de certa forma, levam alegria para as pessoas. Mas, o maior aprendizado da Oficina do Brinquedo é mostrar no mundo de consumo que é possível fazer coisas bonitas com materiais recicláveis, quando bem trabalhadas, em favor das pessoas. E aí eu penso que existe uma lição de vida”.  

Os alunos também avaliam como transformadora a participação na Oficina do Brinquedo:

“Eu percebi que amadureci bastante com o projeto. A importância da Oficina é que além de estarmos fazendo isso em prol das crianças, a gente recicla grande parte dos materiais utilizados. A felicidade de quem vai receber cada brinquedo é o que mais me motiva. ” – Sophia Albino, 17 anos

“Fazer parte da Oficina do Brinquedo é muito bom! Nós costuramos, recortamos e usamos furadeira para fazer os brinquedos para as crianças e idosos. É tudo feito com o coração. Não interessa se temos algum compromisso, a maioria do pessoal desmarca o que tiver para estar aqui. Gostamos de vir aqui, pois no Natal Solidário, quando acontece a entrega dos brinquedos, o amor e o carinho que recebemos das crianças faz tudo valer a pena. ” – Lucca Wolff, 17 anos.

A Oficina do Brinquedo também conta com o apoio de voluntárias, que auxiliam os estudantes na produção dos brinquedos. Confira o depoimento da primeira voluntária do projeto:

“Eu passei a vida inteira participando de projetos sociais. A Oficina do Brinquedo me fascinou por poder trabalhar com jovens, utilizando materiais recicláveis. Assim, acompanho o grupo desde o início. Aqui, fazemos tudo pensando no que as crianças e idosos vão sentir ao receber. O Natal Solidário é o auge de todo o ano de trabalho, em que podemos ver e sentir a reação dos participantes. Pessoalmente, me dedico ao trabalho voluntário por amor. Não penso em recompensa. Acredito que é uma devolução que a gente dá pelo amor que Deus dá para gente. ” – Vera Leane Roth