No mês de maio, os alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama desenvolveram a oralidade na Língua Inglesa colaborando para a elaboração de gráfico de cores.
Antes de iniciar a tarefa, foi retomada com o grupo a forma escrita dos números em Inglês. Através de sorteio em duplas, os alunos receberam um gráfico e nele registraram o número de doces (MMs) referente a cada cor indicada. Cada grupo recebeu porções diferentes para seu registro e estiveram bastante envolvidos durante a tarefa. Além disso, as duplas que finalizavam a tarefa ajudavam os colegas, dando explicações sobre a atividade e, assim, colaborando para que todos obtivessem sucesso.
Depois do registro, puderam se deliciar com os doces, e responder as perguntas de interpretação do gráfico. Para poder responder, eles precisaram identificar e somar as cores primárias e secundárias de seu gráfico, expressando o resultado com a forma escrita dos números em inglês. Além da atividade matemática de adição, envolvendo contagem e escrita de números em inglês até vinte, os alunos praticaram o vocabulário das cores, retomando o conceito de cores primárias e secundárias. “Eles adoraram realizar esta deliciosa atividade”, comenta a Professora Carla J. Baumgratz.